Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Professoras do Departamento de Tecnologia Sucroalcooleira participam do Fórum de Combate ao Uso Indiscriminado de Agrotóxico, integrado pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB)

publicado: 03/05/2023 14h17, última modificação: 03/05/2023 14h17
  • "> 14-04-2023-Reuniao-sobre-Agrotoxico.jpeg

As professoras Drª.Laís Campos Teixeira de Carvalho Gonçalves e Drª.Márcia Aparecida Cezar, coordenadoras dos projetos “Análise do impacto de agrotóxicos no meio ambiente e na saúde dos trabalhadores das lavouras de cana-de-açúcar da Paraíba” e “Cultivo Limpo: ações educativas e informativas a produtores rurais sobre a correta destinação de Embalagens de Agrotóxicos e seus resíduos”, respectivamente, representaram a UFPB no Fórum de Combate ao Uso Indiscriminado de Agrotóxico, integrado pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB) no dia 14 de abril de 2023. Junto às professoras também estiveram presentes as alunas Sandryelle Luciana Bezerra Monteiro e Heloísa Luciana Marinho Da Silva, ambas do curso de Tecnologia em Produção Sucroalcooleira da UFPB.

A reunião, realizada na Sala de Sessões da Procuradoria-Geral de Justiça, ocorreu para avançar nas tratativas de estratégias e ações articuladas para garantir o uso adequado dessas substâncias no Estado e foi aberta pelo procurador-geral de Justiça Antônio Hortêncio Rocha Neto. Ele destacou a importância do fórum e da atuação conjunta de órgãos e instituições como forma para se resolver efetiva e mais rapidamente o problema do uso indiscriminado de agrotóxicos no Estado. “A questão dos agrotóxicos é um problema que envolve as áreas do meio ambiente, da saúde e do consumidor e que atinge a sociedade de diversas formas, por isso é importante a união de esforços”, disse.

Alguns dos avanços já obtidos pelo fórum são o aumento no número de supermercados que aderiram ao Programa de Rastreabilidade e Monitoramento de Alimentos (Rama) e a celebração de parceria com universidades públicas para realização de pesquisas e de capacitações a produtores sobre o assunto.

Participaram da reunião os promotores de Justiça Fabiana Lobo (coordenadora do Centro de Apoio Operacional às promotorias de Justiça da Saúde, Meio Ambiente e Consumidor) e Romualdo Tadeu (diretor-geral do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério Público da Paraíba, o MP-Procon) e representantes do Ministério do Trabalho e Emprego; das secretarias de Estado da Fazenda (Sefaz), de Desenvolvimento da Agropecuária e Pesca (Sedap) e de Segurança Alimentar e Economia Solidária (Sesaes); da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Emaer); da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema); da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), da Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa), do Conselho Regional de Agronomia e Engenharia (Crea-PB), da Associação dos Supermercados da Paraíba (ASPB) e das universidades Federal e Estadual da Paraíba (UFPB e UEPB, respectivamente).

Conforme informou a promotora de Justiça Fabiana Lobo, ficou deliberado que o MPPB e a UFPB farão, em parceria, capacitações sobre o uso correto dos agrotóxicos e dos EPIs (equipamentos de proteção individual) para produtores e trabalhadores rurais do Estado. O projeto está em fase final de elaboração.

Os projetos em desenvolvimento na UFPB também têm contado com a colaboração dos(as) docentes Drª.Márcia Helena Pontieri (DTS-CTDR), Drª. Solange Maria Vasconcelos (DTS-CTDR), Drª. Angela Lima Menêses de Queiroz (DTS-CTDR) e Dr. Juan Carlos Ramos Gonçalves (DCF-CCS).

Maiores informações: https://www.mppb.mp.br/index.php/31-noticias/meio-ambiente/24900-forum-avanca-em-estrategias-de-combate-ao-uso-abusivo-de-agrotoxico-com-aumento-de-adesoes-a-programa-de-rastreabilidade-e-realizacao-de-capacitacao