Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Cursos do CTDR serão apresentados para 3 mil estudantes nesta terça (5)

Cursos do CTDR serão apresentados para 3 mil estudantes nesta terça (5)

Centro de ensino participará de seminário/exposição sobre profissões no Espaço Cultural
publicado: 04/09/2023 20h32, última modificação: 04/09/2023 20h45
CTDR mostrará cotidiano dos profissionais que forma há 13 anos. Crédito: Autor desconhecido/Reprodução/Semep

O Centro de Tecnologia e Desenvolvimento Regional (CTDR) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) participará da 17º edição do Seminário e Exposição sobre Profissões (Semep) nesta terça-feira (5), das 8h30 às 17h30, na Praça do Povo do Espaço Cultural José Lins do Rego, no bairro de Tambauzinho, na área central de João Pessoa.

No evento, os cursos de Gastronomia, de Tecnologia de Alimentos e de Tecnologia em Produção Sucroalcooleira, oferecidos pelo CTDR, serão apresentados a 3 mil alunos do Ensino Médio das redes pública e privada da Paraíba, conforme expectativa de público da Rede Lourdina de Educação, organizadora do evento.

A exibição será no formato de feira, com estande para cada um dos cursos. Na ocasião, estudantes, professores e técnicos informarão ao público acerca da grade curricular, mercado de trabalho, projetos, pesquisas e bolsas, com o intuito de subsidiar escolha profissional com mais segurança e evitar evasão escolar por falta de identificação.

“As coordenações dos três cursos do CTDR, juntamente com docentes, técnicos e discentes, prepararam diferentes atividades para divulgação, com demonstrações de experimentos, para mostrar na prática o que podem aprender nos cursos”, adianta Fernanda Vanessa, professora e pesquisadora do Departamento de Tecnologia de Alimentos e assessora de graduação do CTDR da UFPB.

De acordo com Edilson Júnior, técnico-administrativo da secretaria do CTDR, ao longo do dia, ônibus fará duas viagens de ida e duas de volta, de modo gratuito, a fim de garantir a participação de estudantes, professores e técnico-administrativos do centro de ensino. Os horários do veículo são estes: 7h30 e 12h30 (ida) e 12h e 17h30 (volta).

Além da feira sobre profissões, a programação do Semep contará com palestras, exposições e apresentações culturais de arte e de dança. “O semep proporciona uma leitura dinâmica e criativa do mercado de trabalho e das inovações tecnológicas atuais. Aproxima as instituições educacionais ao público jovem, interessado em uma escolha profissional assertiva. Cria oportunidade para as instituições parceiras apresentarem os mais diversos segmentos de formação superior, técnico e profissionalizante na Paraíba”, diz a organização do seminário/exposição, em material de divulgação.

Ainda conforme a Rede Lourdina de Educação, o Semep já beneficiou mais de 33 mil jovens e teve mais de 50 parceiros. Apoiam a 17ª edição do Semep o Governo do Estado da Paraíba, a Prefeitura Municipal de João Pessoa, a UFPB, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), o Instituto Federal da Paraíba (IFPB) e instituições privadas de ensino no Estado.