Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Curso de Gastronomia do CTDR conquista avaliação máxima do MEC

Curso de Gastronomia do CTDR conquista avaliação máxima do MEC

Conceito do bacharelado subiu de 3 para 5, em comparação à última avaliação, em 2017
publicado: 13/03/2024 21h20, última modificação: 13/03/2024 23h25
Direção do CTDR e Departamento de Gastronomia comemoraram o conceito 5 em café da manhã nesta terça (12). Crédito: Valéria Saturnino

O curso de Gastronomia do Centro de Tecnologia e Desenvolvimento Regional (CTDR) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) conquistou a avaliação máxima do Ministério da Educação (MEC). O conceito do bacharelado subiu de 3 para 5, em comparação à última avaliação, em 2017.

“É o resultado de um grande trabalho em equipe que vem sendo feito desde a última avaliação, em 2017, quando obtivemos conceito 3. De lá para cá, muita coisa foi feita, por exemplo, atualizamos o Projeto Pedagógico do Curso (PPC), que agora contempla as tendências e mudanças na área de Gastronomia, nas áreas-chave gestão empreendedora na gastronomia, gastronomia e cultura e ciência e tecnologia de alimentos”, conta a professora e pesquisadora do Departamento de Gastronomia Valéria Saturnino.

Segundo a docente, há quase quatro anos, no final de 2020, também foi adquirida a infraestrutura de laboratórios e de cozinhas do curso. “Qualificamos nosso corpo docente, aumentando o número de doutores e de doutorandos. Temos obtido cada vez mais bolsas de monitoria, de pesquisa e de extensão. Estamos conseguindo melhorar no processo de aquisição de insumos”, ressalta Saturnino.

Do mesmo modo, ela destaca a atuação da também professora e pesquisadora Noádia Rodrigues, atual coordenadora do curso, principalmente no último ano, quando foram sistematizados os documentos, fotos e relatórios de todas as avaliações do curso feitas, até então, pelo MEC. O trabalho teve o apoio do Núcleo Docente Estruturante do Curso, com a colaboração de todo o corpo docente e técnico-administrativo.

Os estudantes do curso de Gastronomia do CTDR tiveram participação na entrevista com os avaliadores do órgão do governo federal do Brasil. Na ocasião, na semana passada, segundo Júlio César Oliveira, do 6º período e presidente do Centro Acadêmico (CA) do bacharelado, eles mostraram e exaltaram os pontos positivos da graduação e indicaram aspectos que poderiam ser melhorados.

“Como a questão dos insumos para aulas práticas e a necessidade de os alunos e servidores do CTDR e do Centro de Informática (CI), que fica ao lado, de terem restaurante universitário próprio, mesmo isso não sendo uma atribuição do curso em si”, relata o representante dos discentes do bacharelado. O CTDR e o CI ficam localizados no Distrito Industrial de Mangabeira, a cerca de sete quilômetros do restaurante universitário mais próximo, no campus I, na sede da UFPB, em João Pessoa.

Para Júlio César, o novo conceito do curso poderá facilitar a comunicação junto à Reitoria da UFPB, respaldando demandas, como a aquisição de insumos e o aumento do número de bolsas de pesquisa, de extensão e de monitoria.

Na avaliação do MEC, foram analisadas três dimensões: organização didático-pedagógica, corpo docente e infraestrutura. De acordo com a professora Valéria Saturnino, a avaliação do MEC ocorre de três a quatro anos, mas, “como houve a pandemia [da covid-9], teve este intervalo de sete anos entre uma e outra (2017-2024)”.

Saturnino ressalta que, dos 16 cursos de Gastronomia no país, apenas outros dois têm, hoje, conceito 5 do MEC, os da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), em Santa Catarina.

O conceito do curso é um dos pilares avaliativos constantes na Lei do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). A avaliação é realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação, com o intuito de garantir a qualidade da Educação Superior ofertada no país. A Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes) é o órgão colegiado de coordenação e supervisão do Sinaes, instituído em 2004.

O curso de Gastronomia do CTDR celebrou uma década de existência no ano passado. Seu processo de ingresso é realizado por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Oferece 70 vagas anuais, distribuídas em duas turmas de 35 alunos, por semestre. Tem duração regular de quatro anos e é estruturado nos pilares “Gastronomia e cultura”, “Ciência e tecnologia dos alimentos” e “Gestão em gastronomia”. Acompanhe as atividades do curso através do seu perfil no Instagram.