Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > CTDR divulga novo edital de seleção de professores para especialização em desenvolvimento social e econômico regional

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas de 11 de março a 3 de abril
publicado: 04/03/2024 19h42, última modificação: 05/03/2024 10h57
Selecionados pelo CTDR ministrarão as disciplinas "Associativismo, cooperativismo e economia solidária" e "Política nacional de desenvolvimento regional". Crédito: Angélica Gouveia

O Centro de Tecnologia e Desenvolvimento Regional (CTDR) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio do Departamento de Tecnologia em Produção Sucroalcooleira (DTPS), divulga novo edital de seleção de professores para curso de Especialização em desenvolvimento social e  econômico regional, vinculado ao programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), do Ministério da Educação, que busca ampliar e interiorizar a oferta de cursos e programas de Educação Superior, por meio da Educação a distância (EAD).

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas de 11 de março a 3 de abril, pelo e-mail dser@sead.ufpb.br. Para efetivá-la, o candidato deverá encaminhar os documentos solicitados em formato PDF, com a devida comprovação.

Os selecionados ministrarão as seguintes disciplinas: Associativismo, cooperativismo e economia solidária; e Política nacional de desenvolvimento regional.

Poderá concorrer às vagas de bolsista somente o candidato que atender, cumulativamente, os requisitos a seguir: ser docente concursado do quadro da UFPB (lista prioritária A), sendo excepcionalmente admitida a participação de professores externos, nos casos de não preenchimento das vagas (lista B); e atender à formação exigida para cada disciplina, conforme discriminado no “quadro I – vagas ofertadas para professor formador”.

Além disso, comprovar experiência de três anos no Magistério Superior (Professor formador I) ou formação mínima em nível de mestrado e experiência de um ano no Magistério Superior (Professor formador II); ter disponibilidade para desenvolver as atividades de docência em EAD e presencial, para formação, treinamentos e reuniões presenciais e atender a diversas normativas elencadas no edital.

O processo seletivo compreenderá uma etapa, a análise de currículo. A classificação obedecerá à ordem decrescente do total de pontos obtidos. Em caso de empate, serão adotados, sucessivamente, os seguintes critérios para desempate: candidato com a maior idade, considerando ano, mês e dia; candidato com maior tempo de experiência comprovado em educação.

Segundo o cronograma da seleção, o resultado final das inscrições homologadas, após recursos, será em 16 de abril. Já a divulgação do resultado final, também após recursos, ocorrerá em 29 de abril, tudo por meio do site do CTDR da UFPB.

Caberá recurso à comissão de seleção do processo seletivo da lista das inscrições homologadas e da lista de classificados preliminar em até dez dias, a contar da publicação dos respectivos resultados.

O pagamento das bolsas, no âmbito do Programa UAB, em valores atualizados, conforme normativa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), dar-se-á pela transferência direta dos recursos aos bolsistas, por meio de depósito em conta bancária. O período das atividades será definido conforme calendário acadêmico a ser divulgado pela PRG/UFPB.

A aprovação no processo seletivo assegurará apenas a expectativa de direito à convocação e cadastramento, ficando a concretização desses atos condicionada à observância das disposições legais pertinentes, do interesse e/ou conveniência da administração da UFPB, da rigorosa ordem de classificação e do prazo de validade do processo seletivo.

O processo seletivo terá validade por dois anos, a partir da data da publicação de seu resultado, podendo ser prorrogado por igual período, a interesse da instituição. A vinculação do bolsista, selecionado neste edital, ao Programa UAB, será de até quatro anos.

Outras informações sobre a seleção estão disponíveis no edital e nos anexos a ele. Dúvidas acerca do processo seletivo podem ser consultadas pelo e-mail dser@sead.ufpb.br.