Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > CTDR sediará conferência regional de segurança alimentar e nutricional nesta quarta (27)

Reunião contará com representantes de 34 municípios do Litoral paraibano
publicado: 26/09/2023 20h56, última modificação: 26/09/2023 20h56
Evento no CTDR elegerá 75 delegados do Litoral paraibano para a etapa estadual. Crédito: Angélica Gouveia

O Centro de Tecnologia e Desenvolvimento Regional (CTDR) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) sediará a 6° Conferência Regional de Segurança Alimentar e Nutricional do Litoral nesta quarta-feira (27).

O evento começará às 8h, no Bloco E do centro de ensino, localizado na Rua dos Escoteiros, no Distrito Industrial de Mangabeira, próximo de concessionária da fabricante de automóveis e motocicletas Honda, em João Pessoa.

A reunião contará com representantes de 34 municípios do Litoral paraibano e elegerá 75 delegadas e delegados para a etapa estadual, que será realizada nos dias 26 e 27 de outubro, na Faculdade Maurício de Nassau, em João Pessoa.

Com o lema "Erradicar a fome e garantir direitos com comida de verdade, democracia e equidade”, a programação, no turno da manhã, envolverá, nesta rodem, credenciamento, mesa de abertura, palestra magna, leitura e aprovação de regimento.

Depois, haverá apresentação da Companhia de Dança Helena Holanda, composta por pessoas de ambos os sexos com deficiência física, mental, auditiva, visual, idosas ou sequelas de acidentes, e da Banda Acredite, integrada por 12 pessoas com e sem deficiência.

À tarde, a fim de debater propostas e eleger 75 delegadas e delegados para a etapa estadual, os participantes serão divididos em três eixos temáticos: “Determinantes estruturais e macrodesafios para a soberania e segurança alimentar e nutricional” (eixo 1); “Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional e políticas públicas garantidoras do direito humano à alimentação adequada” (eixo 2); e “Democracia e participação social” (eixo 3).

Participarão desta etapa delegadas e delegados dos municípios do Riachão do Poço, Capim, Caldas Brandão, Curral de Cima, São José dos Ramos, Pedro Régis, Cuité de Mamanguape, São Miguel de Taipu, Mataraca, Marcação, Sobrado, Baía da Traição, Juripiranga, Lucena, Pilar, Mogeiro, Salgado de São Félix, Gurinhém, Jacaraú, Cruz do Espírito Santo, Pitimbu, Alhandra, Caaporã, Conde, Mari, Rio Tinto, Itabaiana, Pedras de Fogo, Mamanguape, Cabedelo, Sapé, Bayeux, Santa Rita e de João Pessoa.

Os resultados das conferências do Estado da Paraíba e Nacional serão o instrumento-base, junto com o Plano Nacional, para a elaboração dos Planos Municipais de Segurança Alimentar e Nutricional.

Na Paraíba, a 6° Conferência Regional de Segurança Alimentar e Nutricional do Litoral é coordenada pelo Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional da Paraíba (Consea-PB) e pela Câmara Intersecretarial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan).

Retomada

Filipe Santos é um dos conselheiros do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional da Paraíba (Consea-PB), uma das instituições organizadoras da conferência. Ele representa o segmento da população LGBTQIAPNB+, por meio do Movimento do Espírito Lilás (MEL).

“Estou na comissão organizadora da 6ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional da Paraíba. As etapas preparatórias são as municipais e, depois, as regionais. Ao todo, são seis regionais, considerando as seis regiões geoadministrativas do Estado”, explica o conselheiro.

Ele afirma que a eleição das delegadas e delegados garantirão paridade de gênero, étnico-racial, de povos e comunidades tradicionais de terreiro, indígenas, quilombolas, pessoas com deficiência, populações ribeirinhas, pescadores, marisqueiras e população LGBTQI, APNB+.

"A democracia brasileira esteve ameaçada nos últimos seis anos. Este é um momento histórico. Todas as conferências de participação social estão retomando esse debate do fortalecimento da democracia e de participação social”, comemora Filipe Santos.

Segundo dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) 2017-2018 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados em setembro de 2020, em mais da metade dos domicílios paraibanos, cerca de 676 mil, havia algum tipo de insegurança alimentar no período pré-pandêmico.

De acordo com a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), no relatório The State of Food Security and Nutrition in the World (Sofi) 2023 (O estado da segurança alimentar e nutricional no mundo 2023, em tradução livre), a fome, a desnutrição e a insegurança alimentar fazem parte da vida de 1/3 da população brasileira, mais de 70 milhões de pessoas.

Mais informações sobre a 6° Conferência Regional de Segurança Alimentar e Nutricional do Litoral podem ser consultadas pelo e-mail conseaparaiba@gmail.com, pelos telefones (83) 98640.8353/98695.2627 e por meio do perfil do Consea-PB na rede social digital Instagram.

Texto: Pedro Paz
Edição: Pedro Paz