Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > CTDR recepciona 95 novos estudantes do período letivo de 2023.1

CTDR recepciona 95 novos estudantes do período letivo de 2023.1

Atividades seguirão até esta sexta-feira (14)
publicado: 13/07/2023 16h45, última modificação: 13/07/2023 17h09
As atividades seguirão até esta sexta-feira (14). Crédito: Pedro Paz

O Centro de Tecnologia e Desenvolvimento Regional (CTDR) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) recepciona, nesta semana, 95 novos estudantes dos cursos de Gastronomia, de Tecnologia de Alimentos e de Tecnologia em Produção Sucroalcooleira, ingressantes neste período letivo de 2023.1.

As atividades seguirão até esta sexta-feira (14), no Auditório José Carlos Azevedo de Souza Júnior, no prédio do Laboratório Interdisciplinar de Ensino, Pesquisa e Extensão (Liepe), e nas salas e laboratórios do Centro de Ensino, no Distrito Industrial de Mangabeira, em João Pessoa.

Nicole Nataly, 17 anos, ficou em primeiro lugar no curso de Tecnologia de Alimentos. Ela o escolheu porque praticamente toda a sua família trabalha com alimentos. Uma prima sua, inclusive, atua como nutricionista em um laboratório do Centro de Tecnologia (CT) da UFPB, no campus-sede, também em João Pessoa.

“Adorei conhecer o trabalho dela. Já assisti a apresentações de projetos incríveis dela. Quero participar, ela indicou este curso para mim e eu adorei a ideia.  Estou muito feliz por ter entrado, por estar aqui. Nem acreditei que passei em primeiro lugar. Estou muito animada com o curso, com o coração da boca. Penso em fazer iniciação científica”, diz a caloura.

A programação de recepção do CTDR teve início na tarde desta quarta-feira (12), às 13h, no Auditório do Centro de Ensino, com boas-vindas da Direção e conversas com as Assessorias de Ensino, Pesquisa, Extensão e Internacionalização, com a Pró-reitoria de Assistência e Promoção ao Estudante (Prape), com o Comitê de Inclusão e Acessibilidade (CIA), com os departamentos e coordenações dos cursos e com o Centro Acadêmico de Alimentos e Sucroalcooleira.

Nesta quinta-feira (13), desde às 13h, estão acontecendo, nos Laboratórios do CTDR, estas oficinas promovidas pelo curso de Tecnologia de Alimentos: Doce cremoso de batata doce, Doce de leite, Adulterações em alimentos e Separação de substâncias. Já o curso de Tecnologia em Produção Sucroalcooleira está ofertando as de Noções básicas sobre o plantio da cana-de-açúcar e de Tecnologias aplicadas na obtenção de produtos derivados da cana-de-açúcar.

Amanhã, sexta-feira (14), também a partir das 13h, nos laboratórios do CTDR, o curso de Tecnologia de Alimentos oferecerá as oficinas de Picolé, Churros e Microscopia. Nas salas do Centro de Ensino, o curso de Tecnologia em Produção Sucroalcooleira realizará as palestras “As outras faces da Indústria Sucroalcooleira” e “Segurança em Laboratório”.

Depois, acontecerá um tour pela Biblioteca do CTDR e será apresentada uma visão geral do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa), no Laboratório de Informática. Às 17h, haverá o encerramento das atividades de recepção, com mesa de debates sobre o tema “Da indústria sucroalcooleira para a sua mesa”.

Em paralelo às atividades de acolhimento, acontece a II Semana Acadêmica de Gastronomia, até a próxima terça-feira (18), com programação para discentes ingressantes e veteranos. As inscrições devem ser realizadas por meio do Sistema Integrado de Gestão de Eventos (SIGEventos) da UFPB. A programação completa da recepção dos 95 novos estudantes do CTDR, com horários e locais das atividades, pode ser conferida aqui.