Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > CTDR realizará 4ª edição de festival gastronômico nesta quinta (27) e sexta (28)

Evento terá palestras, oficinas, minicursos e espaço para empreendedores
publicado: 25/07/2023 20h26, última modificação: 27/07/2023 11h02
Para participar das atividades no CTDR, é necessário realizar inscrição por meio da página oficial do festival. Crédito: Angélica Gouveia

O Centro de Tecnologia e Desenvolvimento Regional (CTDR) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio do Centro Acadêmico de Gastronomia Ariano Suassuna e com apoio do Departamento de Gastronomia, realizará a 4ª edição do Festival Gastronômico nesta quinta (27) e sexta (28), nas dependências do centro de ensino, na Rua dos Escoteiros, próximo do Centro de Informática (CI), no Distrito Industrial de Mangabeira, em João Pessoa.

Com o tema "A cozinha paraibana e seu papel na construção acadêmica", o evento terá palestras, oficinas, minicursos e espaço para empreendedores, denominado "Di Cumê". Para participar das atividades, é necessário realizar inscrição por meio da página oficial do festival, na plataforma Even 3.

“Propomos trocas de experiências com profissionais diversos, para construirmos uma gastronomia local mista, rica, diversificada e, sobretudo, científica. Queremos atrair para o CTDR toda a comunidade que lhe cerca, estreitando relações em torno da “mesa” e demonstrando à sociedade paraibana a importância da sua gastronomia no dia a dia da família”, diz Agaildes Ferreira, um dos estudantes que organiza o festival.

Para o discente, não basta conhecer a composição química dos alimentos, os instrumentos de trabalho, tampouco seus aspectos de higiene. “É preciso se preocupar, também, com a qualidade sensorial, com o desenvolvimento e o beneficiamento da região e dos alimentos, bem como a valorização dos ingredientes e dos produtores locais. E cuidar, principalmente, das memórias gastronômicas que cerceiam o dia a dia familiar, popularizando-as na academia”, defende Agaildes Ferreira.

De acordo com a programação do Festival Gastronômico, na quinta-feira (27), após a solenidade de abertura, entre 8 e 9h, no Auditório do Liepe, prédio anexo ao CTDR, haverá a palestra “Contribuição negra para construção da gastronomia brasileira: à luz da feijoada”, com Lucas Melo Melquiades da Silva, das 9 às 10h, também no Auditório do Liepe.

Das 10h30 ao meio-dia, acontecerão três oficinas: “Comida de fusão: oriental x regional”, com Verônica Gomes da Silva, no Laboratório Cozinha Quente I, na Sala 24 do Liepe; “Cozinha regional: cozido de afeto”, com Júlio César Bezerra Vilar da Silva, no Laboratório Cozinha Quente II, na Sala 25 do Liepe; e “Da ideia ao projeto: uma oficina prática de como construir um projeto de pesquisa”, com Mayanne Júlia Tomaz Freitas, no Auditório do Liepe.

À tarde, das 14 às 16h, a oficina “Tecnologia na cozinha: termomix”, com Áquila Matheus de Souza Oliveira, no Laboratório de confeitaria, panificação e bebidas, na Sala 26 do Liepe; e os minicursos “Matos 'di cumê': identificando plantas alimentícias não convencionais”, com Francis Cordula Pinheiro, no Laboratório Cozinha Quente II, na Sala 25 do Liepe, e “Gastronomia do Brejo: cachaça e rapadura na cozinha contemporânea”, com Bárbara Araújo Neves, no Laboratório Cozinha Quente I, na Sala 24 do Liepe.

Na sexta (28), das 9 às 10h30, ocorrerá a “Oficina de sobremesa vegana com utilização de ingredientes locais na valorização e afirmação da gastronomia brasileira”, com Ana Clara Vieira de Medeiros e Nathan Júlio Ferreira Lima, no Laboratório Cozinha Quente II, na Sala 25 do Liepe. Das 10h30 ao meio-dia, a mesa-redonda “Bate-papo com lideranças estudantis”, com membros participantes do Diretório Central de Estudantes (DCE) da UFPB, no Auditório do Liepe.

Das 13h30 às 15h, acontecerão a palestra “Cozinha sertaneja contemporânea: a essência não pode mudar”, com Valdi Quaresma da Silva Junior, no Laboratório de confeitaria, panificação e bebidas, Sala 26 do Liepe; e a oficina “Hambúrguer: da originalidade às curiosidades e diversidades na cozinha regional”, no Laboratório Cozinha Quente I, Sala 24 do Liepe.

O minicurso “Food styling na prática”, com Hélio Thomaz de Oliveira Filho, será realizado das 15 às 16h30, no Auditório do Liepe. Das 16h30 às 17h30, ocorrerá a solenidade de encerramento do festival, no mesmo local.

Ao longo dos dois dias, funcionarão o Espaço "Di Cumê", área de vivência para pequenos empreendedores intercambiarem seus produtos com o consumidor final e atividades de monitoria. A localização da barraca de cada empreendedor será definida e delimitada pela comissão organizadora.

A programação completa, com minibio dos convidados e hiperlink para os perfis deles em redes sociais digitais, está disponível na página oficial do festival, na plataforma Even 3. É possível acompanhar as novidades e desenvolvimento das atividades do evento através do seu perfil no Instagram.