Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > CTDR realiza colação de grau coletiva do período letivo de 2022.2

CTDR realiza colação de grau coletiva do período letivo de 2022.2

Grau acadêmico foi concedido a 13 estudantes de Gastronomia, Tecnologia de Alimentos e Tecnologia em Produção Sucroalcooleira
publicado: 10/07/2023 19h46, última modificação: 10/07/2023 19h51
Estudante de Gastronomia Márcia Maciel (no meio) comemora láurea com a professora e paraninfa da turma Valéria Saturnino (à esquerda) e com a colega de curso Dayse Chrispim (à direita). Crédito: Valéria Saturnino

O Centro de Tecnologia e Desenvolvimento Regional (CTDR) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) realizou colação de grau coletiva do período letivo de 2022.2 na noite da última quinta-feira (6), no auditório do Laboratório Interdisciplinar de Ensino, Pesquisa e Extensão (Liepe), anexo do Centro de Ensino, no Distrito Industrial de Mangabeira, em João Pessoa. O grau acadêmico foi concedido a 13 estudantes, oito do curso de Gastronomia, quatro de Tecnologia de Alimentos e um de Tecnologia em Produção Sucroalcooleira.

Com auditório lotado de familiares, amigos e convidados dos formandos, Márcia Maciel, de Gastronomia, foi laureada. “É um momento singular na vida de um estudante. Depois de algum tempo de estudo e esforços, a gente consegue concluir mais uma etapa de nossas vidas. Com muita surpresa, mas muito honrada, fui agraciada com a láurea. Junto comigo tinham excelentes alunos. Fiquei muito feliz. É um reconhecimento, a gente se doa muito para concluir o curso com sucesso”, diz a, agora, egressa.

Ela relata que sua jornada se dividiu entre estudo, trabalho, tarefas domésticas e cuidado de filhos. Para concluir o curso com êxito, destaca a cooperação de familiares e o apoio de professores e da própria instituição. “Quero me especializar em alguma área da Gastronomia, a fim de proporcionar muitos sabores e experiências gastronômicas para as pessoas que amo e para meus futuros clientes”, afirma Márcia Maciel.

A professora do Departamento de Gastronomia Valéria Saturnino foi uma das citadas pela laureada, enquanto docente que a ajudou. Não por acaso, foi indicada paraninfa da turma. “Para mim, é uma emoção sempre grande ser escolhida paraninfa. Cada turma é uma emoção diferente. Esta turma em especial, dos oito que se formaram, quatro foram meus orientandos. Então tenho relação muito próxima com essa turma”, conta a professora e pesquisadora do CTDR da UFPB.

Para ela, a colação de grau é um momento muito especial de reconhecimento do seu trabalho. “Eu vejo que para eles também. Tentei no meu discurso transmitir essa emoção, do quanto foi bom para mim estar junto deles, de ver o crescimento pessoal e profissional deles”.

A colação de grau coletiva foi presidida pela vice-reitora Liana Filgueira. Compuseram a mesa da cerimônia o vice-diretor do CTDR José Marcelino Cavalheiro, a chefe do Departamento de Tecnologia de Alimentos Ângela Cordeiro, o vice-chefe do Departamento de Tecnologia Sucroalcooleira Kelson Lopes e a vice-chefe do Departamento de Gastronomia Patrícia Vieira.

Também integraram a mesa da solenidade Solange Vasconcelos, coordenadora do curso de Tecnologia Sucroalcooleira; João Prado, vice-coordenador de Tecnologia de Alimentos; Ana Emília Vieira, vice-coordenadora de Gastronomia; Joelma Ferreira, paraninfa da turma de formandos de Tecnologia Sucroalcooleira; Fernanda Gomes da Silva, paraninfa de Tecnologia de Alimentos; e Valéria Saturnino Silva, paraninfa de Gastronomia.

Texto: Pedro Paz, com informações de Diana Moura/Secretaria do CTDR