Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > CTDR realiza campanha de arrecadação de brinquedos

CTDR realiza campanha de arrecadação de brinquedos

Objetos lúdicos serão doados à Associação Amigas Solidárias, em João Pessoa
publicado: 02/10/2023 18h01, última modificação: 02/10/2023 18h01
Iniciativa do CTDR beneficiará crianças atendidas pela Associação Amigas Solidárias, em João Pessoa. Crédito: Pedro Paz

O Centro de Tecnologia e Desenvolvimento Regional (CTDR) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) iniciou campanha de arrecadação de brinquedos nesta segunda-feira (2), em alusão ao “Dia das Crianças”, celebrado em 12 de outubro, no Brasil. Os objetos lúdicos serão doados à Associação Amigas Solidárias, situada na comunidade do Aratu, no bairro de Mangabeira VIII, na Zona Sul de João Pessoa.

"Todos os anos, no mês de outubro, a comunidade universitária do CTDR arrecada brinquedos e os doa a uma Organização Não Governamental (ONG) ou comunidade que trabalha com o público infantil. Cada um fazendo um pouquinho, proporcionaremos um dia mais feliz para as crianças", diz Diana Lima, técnico-administrativa do CTDR e uma das organizadoras da campanha.

Para contribuir com a iniciativa, basta deixar um ou mais brinquedos (novos ou usados) no ponto de coleta, localizado na Biblioteca Setorial do CTDR, no Distrito Industrial de Mangabeira, também em João Pessoa. Os objetos lúdicos devem ser entregues até a terça-feira (10) da semana que vem, das 7 às 21h. A data e horário da doação serão combinados em breve, com as gestoras da ONG.

Há um ano, Pedro Paz, jornalista do CTDR, produziu reportagem especial com crianças atendidas pela associação, em parceria com as organizações Nós, mulheres da Periferia; Alma Preta; Amazônia Real; Marco Zero; e Fundação Maria Cecília Souto Vidigal. Por isso, a sugeriu para a organização da campanha deste ano. Até hoje, a associação utiliza o produto jornalístico como material de divulgação dos trabalhos que executa.

Na publicação, pela mídia independente Marco Zero Conteúdo, ele historiciza a trajetória da Associação Amigas Solidárias, em atividade na comunidade do Aratu desde os primeiros meses da pandemia de covid-19 no país, em 2020, e onde as crianças passam a tarde, de segunda à sexta-feira, no contraturno da escola regular.

A associação atende a cerca de 50 crianças com idade a partir dos seis anos. As menores ficam em creches, como o Centro de Referência em Educação Infantil (Crei) Márcia Suênia Madruga Alves da Silva e em outra próxima da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Afonso Pereira da Silva, ambas no bairro Cidade Verde II, perto da comunidade.

Inicialmente, as ações da associação envolviam a oferta de refeições prontas e roupas para as famílias da comunidade. Especificamente, com as crianças, as atividades foram desenvolvidas um pouco depois, com colônia de férias, aulas de reforço e de práticas artísticas e esportivas, a depender da disponibilidade de colaboradores.

“Eles são muito carentes de conversa, sabe? Eles vêm pra cá e sentem como se isso aqui fosse um espaço onde têm liberdade. Aqui, eles podem se expressar, podem ter o momento deles de lazer. Podem ter uma comida melhor, onde em casa não tem. [...]”, relatou Sara Souza na época, uma das idealizadoras e gestoras da associação.

Renan e Miguel, com cinco e seis anos na ocasião, comentaram que, na associação, não precisa pagar para brincar de balanço, cama elástica e com os demais brinquedos que estão disponíveis no espaço, diferente de quando vão ao Shopping  Mangabeira ou ao Parque da Lagoa, no Centro de João Pessoa.

Outras informações sobre a campanha podem ser consultadas através do e-mail institucional da Secretaria do CTDR: secretariageral@ctdr.ufpb.br. Doações desta e de outras naturezas podem ser feitas diretamente com a associação, pelo telefone (83) 99963.6179 ou pelo e-mail amigassolidariasaratu@gmail.com.