Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > CTDR outorga grau a 35 formandos do período letivo de 2023.1

CTDR outorga grau a 35 formandos do período letivo de 2023.1

Cerimônia reuniu o maior número de concluintes da história do centro
publicado: 15/12/2023 18h46, última modificação: 15/12/2023 19h49
Estudantes comemoram colação de grau histórica no CTDR da UFPB. Crédito: Camila Pereira

Mariana, formanda do curso de Gastronomia do Centro de Tecnologia e Desenvolvimento Regional (CTDR) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), permaneceu aflita, no interior do Laboratório de Cozinha Quente 2, Sala 25 do prédio do Liepe, anexo ao centro do ensino, até um pouco tempo depois de ser iniciada a sessão solene de outorga de grau a 35 formandos, 19 do curso de Gastronomia, dez de Tecnologia de alimentos e seis de Tecnologia em Produção Sucroalcooleira, do período letivo de 2023.1, na noite desta última quarta-feira (13), no Distrito Industrial de Mangabeira, em João Pessoa, e que teve transmissão ao vivo, por meio do canal do CTDR, no Youtube.

Com impecáveis beca e capelo, penteado e maquiagem, Mariana não queria, sob hipótese alguma, que o calor arruinasse sua “montação”. Recorreu, para que isso não acontecesse, à refrigeração do laboratório, assim como outros estudantes e seus amigos e familiares. Saiu do espaço somente na iminência da sua entrada no auditório no qual ocorreria a cerimônia, no recinto ao lado. Embora a Paraíba não estivesse entre os 15 estados alertados pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), acerca de uma nova onda de calor, na ocasião, a sensação, sobretudo para quem permaneceu na fila para entrada no auditório, era a de que devia ter sido incluído.

Após instaurar a sessão solene que reuniu o maior número de concluintes da história do centro de ensino, com auditório lotado e todos os participantes e convidados bem acomodados, o diretor do CTDR e presidente da mesa da cerimônia João Andrade da Silva convidou-os para ouvir o hino nacional brasileiro. Logo depois, a técnica de laboratório Polyana Barbosa, do Departamento de Gastronomia, deu início à sua apresentação musical, finalizada com pedido de paz, quando ocorre a invasão da Ucrânia pela Rússia, genocídio de palestinos pelo Estado de Israel e tantos outros que não ganham os noticiários.

Os estudantes Marcus Vinícius de Souza Couto, Gabrielle Helena Chaves Almeida da Silva e Rute Francisca da Silva Fenelon foram os oradores, respectivamente, dos cursos de Gastronomia, de Tecnologia de Alimentos e de Tecnologia em Produção Sucroalcooleira. As professoras Valéria Louise de Araújo Maranhão Saturnino Silva, Fernanda Vanessa Gomes da Silva (cerimonialista da colação de grau) e Ângela Lucinia Urtiga Vasconcelos foram, respectivamente, as paraninfas de Gastronomia, Tecnologia de Alimentos e Tecnologia em Produção Sucroalcooleira.

O juramento dos estudantes dos cursos de Gastronomia, Tecnologia de Alimentos e Tecnologia em Produção Sucroalcooleira foram executados pelas alunas Lícia Fábia Lucena Silva, Joana Rízia Santos Nascimento Souza e Jaqueline Sebastião, respectivamente. Representando todos os formandos dos cursos de Gastronomia, Tecnologia de Alimentos e Tecnologia em Produção Sucroalcooleira, as discentes Mariana Esther Diniz Rabelo, Roberta Hellen Alvino Dantas e Débora Adelino de Oliveira, nessa ordem, receberam do diretor do CTDR João Andrade da Silva a imposição do grau acadêmico.

A láurea acadêmica, distinção concedida a estudantes que apresentam melhor desempenho acadêmico, foi entregue aos discentes Carlos Antônio Henrique Sobrinho e Ana Clara da Silva Duarte, de Gastronomia; à Maria Eduarda Mota Rocha e Maeli Avelino Barros Vasconcelos, de Tecnologia de Alimentos; e à Jaqueline Sebastião e Giovana Maria Alves Pereira, de Tecnologia em Produção Sucroalcooleira.

Também compuseram a mesa de cerimônia a vice-chefe do Departamento de Gastronomia, a professora Patrícia Pinheiro Fernandes Vieira; e as chefes dos Departamentos de Tecnologia de Alimentos e de Tecnologia em Produção Sucroalcooleira, respectivamente as professoras Ângela Maria Tribuzy de Magalhães Cordeiro e Erika Adriana de Santana.

Além disso, as coordenadoras dos cursos de Gastronomia, Tecnologia de Alimentos e Tecnologia em Produção Sucroalcooleira, respectivamente as professoras Noadia Priscila Araújo Rodrigues, Adriana Maria Fernandes de Oliveira Golzio e Solange Maria de Vasconcelos.

Os diplomas foram entregues aos formandos de forma simbólica, porque ainda serão confeccionados. Os estudantes Rafael Machado Alves (Gastronomia) e Giovana Maria Alves Pereira (Sucroalcooleira) foram representados, na cerimônia, por procuradores. A live da formalidade foi viabilizada pelo técnico de áudio e vídeo  Zé Marcelo de Andrade, do setor de Produção Audiovisual e Comunicação, e pelo técnico de informática Mozer Fernando Nogueiras, do setor de Informática.

O diretor do CTDR e presidente da mesa da solenidade, o professor João Andrade da Silva, fez saudação e encerrou a colação de grau por volta das 21h30, exatamente duas horas após seu começo. A cobertura fotográfica do evento, realizada pela estudante de Tecnologia em Produção Sucroalcooleira Camila Pereira, está disponível neste hiperlink.