Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > CTDR oferta vacinas para hepatite b, influenza, tétano e tríplice viral nesta sexta (14)
conteúdo

Notícias

CTDR oferta vacinas para hepatite b, influenza, tétano e tríplice viral nesta sexta (14)

Imunização ocorrerá das 14 às 17h, no Bloco da entrada do Centro de Ensino
publicado: 13/07/2023 17h57, última modificação: 13/07/2023 18h16
Ação de promoção à saúde no Centro de Ensino é referente ao "Julho Amarelo - Mês de conscientização das hepatites virais. Crédito: Angélica Gouveia

Ação de promoção à saúde no Centro de Ensino é referente ao "Julho Amarelo - Mês de conscientização das hepatites virais. Crédito: Angélica Gouveia

O Centro de Tecnologia e Desenvolvimento Regional (CTDR) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) ofertará vacinas para hepatite b, influenza, tétano e tríplice viral nesta sexta (14), das 14 às 17h, no Bloco da entrada do Centro de Ensino.

Para receber os imunizantes, é importante levar o cartão de vacina, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e documento oficial com foto. “A ação de promoção à saúde do "Julho Amarelo - Mês de conscientização das hepatites virais" acontecerá com participação da Seção de Imunização da Prefeitura Municipal de João Pessoa. O público esperado é de 150 pessoas”, conta Renata Moraes, técnica de enfermagem do CTDR.

Segundo o Ministério da Saúde Brasileiro, as hepatites virais são um grave problema de saúde pública no país e no mundo. É uma infecção que atinge o fígado, causando alterações leves, moderadas ou graves. Na maioria das vezes, são infecções silenciosas, ou seja, não apresentam sintomas. Entretanto, quando presentes, podem se manifestar como cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

Conforme a pasta, no Brasil, as hepatites virais mais comuns são causadas pelos vírus A, B e C. Existem ainda, com menor frequência, o vírus da hepatite D (mais comum na região Norte do país) e o vírus da hepatite E, que é menos frequente no Brasil, sendo encontrado com maior facilidade na África e na Ásia.

“As infecções causadas pelos vírus das hepatites B ou C frequentemente se tornam crônicas. Por nem sempre apresentarem sintomas, a maioria das pessoas desconhecem ter a infecção. Isso faz com que a doença possa evoluir por décadas sem o devido diagnóstico”, diz material de divulgação da ação.

Ainda de acordo com o ministério, quando presentes, os sintomas podem ser, cansaço, tontura, enjoo/vômitos, febre, dor abdominal, pele e olhos amarelados. O avanço da infecção compromete o fígado sendo causa de fibrose avançada ou de cirrose, que podem levar ao desenvolvimento de câncer e necessidade de transplante do órgão.

No final de julho do ano passado, a Secretaria de Atenção Primária à Saúde (Saps) do Ministério da Saúde informou que, de 2000 a 2021, foram notificados 718.651 casos confirmados de hepatites virais no Brasil. Destes, 168.175 (23,4%) são referentes aos casos de hepatite A, 264.640 (36,8%) aos de hepatite B, 279.872 (38,9%) aos de hepatite C e 4.259 (0,6%) aos de hepatite D.

A pasta reforça que a vacina contra a hepatite A e B é altamente eficaz e segura e é a principal medida de prevenção contra a hepatite A, B e D. Abaixo, saiba mais sobres os tipos de hepatite e veja como se prevenir delas.

Tipos de Hepatite

  • Hepatite A

Causada pelo vírus A (VHA), sua transmissão é fecal-oral, por contato entre indivíduos infectados ou por meio de água ou alimentos contaminados pelo vírus.

  • Hepatite B

Causada pelo vírus B (HBV), sua transmissão é por contato sexual com pessoas infectadas; uso de objetos cortantes contaminados, podendo ainda ser transmitida da mãe para o filho, durante a gestação ou parto.

  • Hepatite C

Causada pelo vírus C (HCV), sua transmissão é por contato com sangue contaminado; uso de objetos cortantes contaminados, relação sexual desprotegida; e da mãe para o filho, durante a gestação ou parto (menos comum).

  • Hepatite D

Também chamada de Delta, está associada à presença do vírus B da hepatite. A hepatite D crônica é considerada a forma mais grave de hepatite viral crônica.

  • Hepatite E

Causada pelo vírus E (HEV), sua transmissão é fecal-oral, por contato entre indivíduos ou por meio de água ou alimentos contaminados pelo vírus. Na maioria dos casos, é uma doença de caráter benigno.


Dicas de prevenção

  • Lavar as mãos (incluindo após o uso do sanitário, trocar fraldas e antes do preparo de alimentos);
  • Lavar com água tratada, clorada ou fervida, os alimentos que são consumidos crus, deixando-os de molho por 30 minutos;
  • Cozinhar bem os alimentos antes de consumi-los, principalmente mariscos, frutos do mar e peixes;
  • Lavar adequadamente pratos, copos, talheres e mamadeiras;
  • Usar preservativos nas relações sexuais;
  • Não compartilhar objetos de uso pessoal.


***
Texto: Pedro Paz
Edição: Pedro Paz