Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > CTDR oferta 150 vagas para especialização em desenvolvimento social e econômico regional

Isenção da taxa de inscrição deve ser solicitada até 29 de fevereiro
publicado: 16/02/2024 18h12, última modificação: 16/02/2024 18h20
As inscrições para a pós-graduação EAD do CTDR deverão ocorrer do dia 15 às 18h de 20 de março, pelo sistema Sigaa da UFPB. Crédito: Angélica Gouveia

O Centro de Tecnologia e Desenvolvimento Regional (CTDR) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio do Departamento de Tecnologia em Produção Sucroalcooleira (DTPS), oferta 150 vagas para curso de Especialização EAD em Desenvolvimento Social e Econômico Regional, divididas entre 13 polos no Estado da Paraíba.

De acordo com o edital, a isenção da taxa de inscrição, no valor de R$ 50, deve ser solicitada até 29 de fevereiro, através do e-mail institucional da Central de Atendimento a Estudantes e Departamentos (Caed) do CTDR (caed@ctdr.ufpb.br), por meio de formulário (Anexo V) e documentação pertinente.

Tem direito à isenção quem cursou o Ensino Médio completo em escola da Rede Pública ou como bolsista integral em escola da Rede Privada e tem renda familiar per capita igual ou inferior a um salário-mínimo e meio.

Também tem direito à isenção da taxa da inscrição o candidato que tem inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) ou que apresentar parecer social emitido pelo setor de Serviço Social da Pró-reitoria de Assistência e Promoção ao Estudante (Prape) da UFPB. No edital, há informações sobre como conseguir esses comprovantes.

As inscrições para a pós-graduação EAD deverão ocorrer do dia 15 às 18h de 20 de março, pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa) da UFPB. A inscrição será efetivada se, e somente se, o candidato preencher o formulário online, anexar os arquivos (obrigatoriamente em PDF) e a documentação solicitada, além de imprimir o comprovante gerado ao final do processo.

A emissão da Guia de Recolhimento de Receitas da União (GRU), referente ao pagamento da taxa de inscrição para o processo seletivo, também será realizada pelo Sigaa da federal paraibana.

O processo seletivo consistirá em análise do Coeficiente de Rendimento Acadêmico (CRA), que terá peso 7,0, bem como à contagem de pontos do currículo lattes e da pontuação acadêmica, que terá peso 3,0.

A média ponderada dessas notas será a nota final de cada candidato. Será considerado aprovado o candidato que obtiver média final igual ou superior a 5,0. Serão critérios de desempate: a) idade mais elevada; b) renda inferior a dez salários-mínimos ou menor renda familiar.

A divulgação dos resultados da seleção será feita mediante fixação da lista de aprovados e respectiva nota no mural da Caed e no endereço eletrônico do CTDR da UFPB.

Será garantido aos candidatos o direito de entrar com pedido de reconsideração do resultado em cada etapa de caráter eliminatório/classificatório do processo seletivo, obedecendo aos prazos estabelecidos no cronograma do processo seletivo, disponível no edital.

A relação dos isentos será divulgada em 15 de março. A homologação das inscrições, em 21 de março. A avaliação curricular, em 27 de março. A divulgação do resultado final do processo seletivo, após recursos, está prevista para 17 de abril. O período de matrícula será de 18 a 22 de abril.

Nos anexos do edital, há requerimento de inscrição, quadro com distribuição das 150 vagas entre os polos, quadro com distribuição das áreas de concentração da especialização, formulário de requerimento de reconsideração/recurso e para solicitação de isenção da taxa de inscrição, e quadro com a pontuação dos critérios da análise de currículo e de produção acadêmica. Dúvidas acerca do certame podem ser consultadas pelo e-mail caed@ctdr.ufpb.br.