Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > CTDR e CI divulgam programação especial para o setembro amarelo

CTDR e CI divulgam programação especial para o setembro amarelo

Atividades visam promover bem-estar emocional e psicológico à comunidade universitária
publicado: 11/09/2023 20h33, última modificação: 13/09/2023 14h48
Ações no CTDR tiveram início nesta segunda (11), com divulgação da programação e distribuição e troca de mensagens motivacionais. Crédito: Renata Moraes

O Centro de Tecnologia e Desenvolvimento Regional (CTDR) e o Centro de Informática (CI) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) divulgam, nesta segunda-feira (11), programação especial para o setembro amarelo, campanha brasileira de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015. As atividades visam promover bem-estar emocional e psicológico à comunidade universitária.

A programação especial, intitulada “Eu vejo você!”, teve início às 8h desta segunda (11), nos dois centros de ensino, com divulgação das ações que acontecerão ao longo deste mês e com o “Correio do bem”, com distribuição e troca de mensagens positivas entre estudantes, técnico-administrativos, professores, terceirizados e público externo.

“Hoje, no CI e no CTDR, foi iniciada a campanha “Eu vejo você!”, que tem o intuito de promover a saúde mental, incentivando empatia e conexões. A mensagem é clara: eu e você somos importantes e estamos aqui para apoiar uns aos outros”, diz Renata Moraes, assessora de promoção à saúde do CTDR.

Nesta segunda (11), na primeira ação integrativa da campanha, denominada de “Correio do bem”, estudantes, técnico-administrativos, professores, terceirizados e público externo receberam mensagens de apoio e, em seguida, foram incentivados a escrever mensagens de carinho, de encorajamento e de solidariedade, para serem distribuídas nos espaços da unidade de ensino.

“A ideia foi promover a conexão e o apoio emocional na comunidade acadêmica, trazendo conscientização sobre a importância de cuidarmos uns dos outros. Acreditamos que juntos podemos fazer a diferença na conscientização sobre a importância da saúde mental e no auxílio às pessoas que podem estar enfrentando momentos difíceis”, afirma Renata Moraes.

Na próxima quinta-feira (14), serão ofertadas, na Sala 02 do 1º andar do Liepe (prédio anexo ao CTDR), seções de quick massage, termo em inglês que significa massagem rápida, de curta duração, de uns dez minutos, realizada em uma cadeira específica e com movimentos inspirados em técnicas orientais de relaxamento. Os agendamentos devem ser realizados na Central de Atendimento a Estudantes e Departamentos (Caed) do CTDR.

De acordo com Renata Moraes, são 12 vagas no total, para as seções de quick massage. “É, por meio de uma parceria com o Departamento de Fisioterapia da UFPB, que a cadeira de quick massage será disponibilizada. Quem realizará as seções sou eu que, além de enfermeira, tenho formação em estética e cosmetologia (área da ciência farmacêutica que se dedica à pesquisa, desenvolvimento e elaboração de produtos cosméticos)”.

Na quarta-feira (20) da semana que vem, acontecerá, no Liepe, roda de conversa com psicóloga. No dia subsequente, quinta-feira (21), ocorrerá avaliação de estresse e atendimento com florais, a partir das 8h. Os agendamentos devem ser feitos na secretaria do CTDR. Às 14h, no Liepe, ocorrerá conversa sobre saúde mental, com o psiquiatra Rogério Nitsh.

No dia 28 de setembro, uma quinta-feira, das 8 às 11h, haverá aferição de pressão arterial e teste de glicemia, com distribuição de material informativo, no salão da entrada do CI; e seções de quick massage no Liepe. Os agendamentos para quick massage devem ser realizados na Caed do CTDR. Das 13 às 16h, acontecerá multivacinação no Liepe e, no salão da entrada do CTDR, aferição de pressão arterial, com distribuição de material informativo.

Às 15h da mesma quinta-feira (28), haverá a oficina “Ampliando o olhar. Noções básicas de primeiros socorros – queimaduras e ferimentos cortantes”, com a enfermeira Regina Coely. As inscrições devem ser realizadas por meio do Sistema Integrado de Gestão de Eventos (SigEventos) da UFPB.

A assessora de promoção à saúde do CTDR explica que a programação especial, alusiva ao setembro amarelo, ainda não foi fechada, porque falta confirmação do Comitê de Inclusão e Acessibilidade (Cia) da UFPB para o dia 27. “Também ainda é possível propor outras atividades”.

Números alarmantes

Segundo dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan Net) e do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), revelados pelo Jornal da Paraíba, em 2022, em João Pessoa, 18 pessoas cometeram suicídio. Do início de 2020 até o final de julho do mesmo ano, foram registrados 104 suicídios na capital. Com relação a tentativas, o número chegou a 1.164 casos.

Também no ano passado, conforme a Agência Câmara de Notícias, o psiquiatra Humberto Müller, de Rondônia, apresentou dados sobre o suicídio no Brasil e no mundo, a grupo de trabalho da Câmara dos Deputados destinado ao estudo sobre o aumento de suicídio, automutilação e problemas psicológicos entre os jovens brasileiros.

O médico contou, na ocasião, que acontecem 16 milhões de tentativas por ano no mundo - no Brasil, uma morte por suicídio a cada 45 minutos. Mas, para cada morte, outras 20 tentativas. Segundo o Ministério da Saúde, também no ano passado, a Organização Mundial da Saúde (OMS) contabiliza que, anualmente, mais de 700 mil pessoas cometem suicídio no mundo.

O mês de setembro foi escolhido para a campanha porque, desde 2003, o dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. Informações acerca do setembro amarelo no CTDR podem ser consultadas através deste telefone da secretaria do centro de ensino: (83) 3216.7947.