Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > CTDR divulga tema e ordem de apresentação dos candidatos na prova didática de concurso para professor substituto de tecnologia sucroalcooleira
conteúdo

Notícias

CTDR divulga tema e ordem de apresentação dos candidatos na prova didática de concurso para professor substituto de tecnologia sucroalcooleira

Prova didática será realizada nesta terça-feira (17), a partir das 8h
publicado: 16/10/2023 16h07, última modificação: 16/10/2023 16h07
Cinco candidatos estão aptos para etapa da prova didática no CTDR da UFPB. Crédito: Angélica Gouveia

Cinco candidatos estão aptos para etapa da prova didática no CTDR da UFPB. Crédito: Angélica Gouveia

O Centro de Tecnologia e Desenvolvimento Regional (CTDR) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) divulga, nesta segunda-feira (16), o tema e a ordem de apresentação dos candidatos na prova didática do processo seletivo simplificado para professor substituto do Departamento de Tecnologia Sucroalcooleira do centro de ensino, de acordo com sorteio realizado nesta mesma data.

O tema da prova didática será “Biogás para a produção de energia limpa” e as apresentações ocorrerão nesta terça-feira (17), a partir das 8h, na Sala de Reuniões do CTDR da UFPB, localizado na Rua dos Escoteiros, no Distrito Industrial de Mangabeira, próximo de concessionária da fabricante de automóveis e motocicletas Honda, em João Pessoa.

Ao todo, cinco candidatos estão aptos para esta etapa da prova didática, conforme o documento divulgado pelo professor Marcelo Teixeira Leite, presidente da comissão examinadora. Três não compareceram ao sorteio do tema da prova didática e da ordem das apresentações e, portanto, estão eliminados do processo seletivo. A presença no sorteio era obrigatória.

A prova didática constará de aula expositiva ou de natureza teórico-prática, sobre o tema sorteado. O plano de aula é item obrigatório da prova didática, devendo o candidato entregar uma cópia a cada examinador, antes do início da prova, sob pena de eliminação.

No julgamento da prova didática, de acordo com o tema sorteado, a comissão examinadora considerará os seguintes critérios gerais: a) domínio do conteúdo (valor máximo: 60 pontos); b) sequência lógica e coerência do conteúdo (valor máximo: 24 pontos); c) concisão (valor máximo: 16 pontos).

Segundo o Edital Nº 107 do processo seletivo simplificado, tornado público no último dia 31 de agosto, no Diário Oficial da União (DOU), o processo seletivo consistirá em prova didática, de caráter eliminatório, com peso 6, e prova de títulos, de caráter classificatório, com peso 4. A data provável da prova de títulos é 25 de outubro. Da divulgação do resultado final do concurso, com quadro de notas, 8 de novembro.

O cargo de classe A, denominação Adjunto e regime de trabalho T-40 (40 horas semanais) tem vencimento básico de R$ 3.412,63, acrescido de auxílio-alimentação, mais retribuição por titulação de doutor, no valor de R$ 2.943,39.

A contratação será feita pelo prazo determinado de até um ano, podendo ser prorrogada até o limite legal.  O prazo de validade do processo seletivo é de um ano, contado a partir da data de publicação da homologação de seu resultado final no DOU, podendo ser prorrogado por igual período.

O contrato de trabalho será exclusivo para ministrar aulas no curso de Tecnologia em produção sucroalcooleira do CTDR, em substituição eventual de servidor da carreira de magistério.

Os candidatos aprovados, excedentes às vagas ofertadas, serão mantidos em cadastro de reserva, durante o prazo de validade do processo seletivo e poderão, por interesse da instituição, ser contratados em função da disponibilidade de vagas.

O edital

O edital deste processo seletivo simplificado visa à contratação de professor substituto para a UFPB. As seleções cujas inscrições são abertas pelo presente edital são totalmente autônomas e independentes entre si, não havendo entre elas qualquer vínculo de subordinação ou dependência quanto à validade, ao gerenciamento e ao quantitativo de vagas do edital.

De acordo com sorteio público realizado no dia 17 de março deste ano e divulgado através de chamada pública do dia 15 de março, no edital, são destinadas às pessoas com deficiência e às pessoas negras, respectivamente, duas e oito vagas imediatas, conforme o Anexo I – Quadro de Distribuição de Vagas do edital.

Se, durante a validade do processo seletivo, surgirem novas vagas, os demais aprovados para as vagas reservadas às pessoas com deficiência e às cotas raciais serão contratados observando-se os critérios definidos pela legislação vigente.

É de inteira responsabilidade do candidato o acompanhamento das publicações dos editais, informações, avisos e congêneres, seja pelo DOU, pelos quadros de aviso do departamento acadêmico responsável pelo concurso ou pelos sites da UFPB.

Dúvidas sobre o concurso podem ser consultadas pelos telefones (83) 3216.7975 e (83) 3362.1700 ou pelo e-mail caed@ctdr.ufpb.br.

Confira, abaixo, a ordem de apresentação dos candidatos na prova didática:




***
Texto: Pedro Paz
Edição: Pedro Paz