Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > CTDR divulga critérios, datas e horários de seleções de estudantes para projetos de extensão

Há disponíveis nove bolsas de R$ 700 mensais, pelo período de 12 meses
publicado: 31/07/2023 17h46, última modificação: 31/07/2023 17h46
Seleção dos discentes começa nesta segunda (31) e seguirá até 7 de agosto. Crédito: Angélica Gouveia

O Centro de Tecnologia e Desenvolvimento Regional (CTDR) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) divulga, nesta segunda-feira (31), por meio da sua Assessoria de extensão, os critérios, datas e horários das seleções de estudantes para projetos de extensão.

O centro de ensino aprovou 13 projetos para a Edição 2023/2024 do Programa de Bolsas de Extensão (Probex) da federal paraibana. Nove dessas iniciativas foram selecionadas com uma bolsa, no valor de R$ 700 mensais. Os projetos serão executados nos próximos 12 meses.

O período de seleção dos discentes começa nesta segunda (31) e seguirá até 7 de agosto. De 7 a 10 de agosto, o coordenador de cada projeto deve cadastrar o plano de trabalho do bolsista. Até 11 de agosto, é o prazo para envio da documentação do bolsista pelo coordenador à Assessoria de Extensão do centro de ensino.

Até 15 de agosto, as Assessorias de Extensão encaminharão a documentação dos bolsistas selecionados à Coordenação de Programas de Ação Comunitária (Copac) da Pró-reitoria de Extensão (Proex), responsável pela gestão do Edital Nº 12/2023, referente à Edição 2023/2024 do Probex.

O registro dos planos de trabalho dos alunos voluntários deverá acontecer entre 7 e 15 de agosto. Os projetos Probex 2023/2024 terão carga horária total de 960 horas, mensal de 80 horas e semanal de até 20 horas.

O aluno bolsista deverá disponibilizar obrigatoriamente 20 horas semanais, para as atividades a serem desenvolvidas no projeto de extensão. Já o aluno voluntário poderá disponibilizar até 12 horas semanais. Será concedida certificação aos projetos que cumprirem com as atividades, cronograma e objetivos propostos.

Os estudantes deverão submeter seus relatórios finais entre 1º e 30 de agosto. O coordenador de cada projeto deverá avaliar e homologar os relatórios finais dos discentes no período de 2 a 27 de setembro. A submissão do relatório final do projeto deverá ser realizada pelo seu respectivo coordenador, de 30 de setembro a 30 de outubro.

O 24º Encontro de Extensão da UFPB (Enex) acontecerá de 16 a 20 de outubro, no campus I, em João Pessoa; de 23 a 25 de outubro, nos campi II e III, respectivamente Areia e Bananeiras, no Brejo paraibano; e nos dias 26 e 27 de outubro, no campus IV, em Rio Tinto e Mamanguape, no Litoral Norte. Em breve, serão definidas as datas do Prêmio Elo Cidadão 2023 e do 25º Enex e do Prêmio Elo Cidadão em 2024.

O Probex é uma das estratégias da Política de Extensão Universitária da UFPB, que prioriza a formação acadêmica e cidadã do seu corpo discente, através de ações identificadas com as necessidades e as demandas da sociedade paraibana, no sentido de promover o desenvolvimento a partir de um trabalho conjunto com as comunidades e grupos envolvidos.

O programa é mantido com recursos próprios da universidade. Para a Edição 2023/2024, foram aprovados 767 projetos, 646 com uma bolsa e 121 sem bolsa.