Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > CTDR coordenará pré-conferência de segurança alimentar e nutricional de João Pessoa

Evento na segunda (28) dará a tônica dos debates da conferência na terça (29) e na quarta (30)
publicado: 25/08/2023 19h50, última modificação: 25/08/2023 19h50
As inscrições para o evento coordenado pelo CTDR seguem até domingo (27). Crédito: Angélica Gouveia

O Centro de Tecnologia e Desenvolvimento Regional (CTDR) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) coordenará a Pré-conferência de Segurança Alimentar e Nutricional de João Pessoa na próxima segunda-feira (28), das 13 às 18h, no Auditório do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da federal paraibana, no campus-sede, em João Pessoa.

Com público estimado em 180 participantes, o evento dará a tônica dos principais debates da IV Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de João Pessoa (PB), que acontecerá nos dois dias subsequentes, na terça-feira (29) e na quarta (30), no mesmo local.

Das 200 vagas abertas para a pré-conferência, há ainda 169 disponíveis. As inscrições devem ser realizadas por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa) da UFPB, até este domingo (27).

“Uma das questões que estamos buscando é ouvir a comunidade em suas reais necessidades. O tema segurança alimentar vai além do aspecto fome, falta de comida. Estamos buscando enfatizar também o eixo cultural, pois João Pessoa, assim como outros locais do Brasil, nesses últimos anos, recebeu uma quantidade grande de refugiados. Precisamos colocar isso em pauta também”, afirma Marcelo Lima dos Santos, integrante da comissão organizadora da pré-conferência, técnico de laboratório do CTDR e orientando de mestrado da professora e pesquisadora do Departamento de Tecnologia de Alimentos do CTDR Ana Luíza Mattos Braga.

“A UFPB tem realizado importantes reuniões de articulação junto ao Comsea-JP (Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de João Pessoa) e a Prefeitura de João Pessoa, rumo à IV Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de João Pessoa/PB”, diz a comissão organizadora da pré-conferência no resumo do evento no Sigaa da UFPB.

Com o lema “Alimentação adequada e saudável: direito de todos?”, a expectativa da comissão é a de que a conferência “será o momento do grande pacto pela soberania e segurança alimentar e pela promoção do direito humano à alimentação adequada no Brasil”.

Representante da Reitoria da UFPB no Comsea-JP, a professora e pesquisadora Ana Luíza Mattos Braga abrirá a pré-conferência, às 13h, com a exposição “Caminhos e desafios para a IV Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de João Pessoa”.

Em seguida, às 13h20, acontecerá a primeira palestra, sobre a epidemiologia da insegurança alimentar no Nordeste brasileiro e políticas públicas de combate à fome, que será ministrada pelos professores e pesquisadores do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFPB Sávio Marcelino Gomes e Marilia Meyer Bregalda.

Às 13h40, ocorrerá rodada de apresentação de grupos de ações acadêmicas em segurança alimentar e nutricional da UFPB. Depois, a segunda palestra, denominada “Agricultura urbana e periurbana: cultivando a segurança alimentar no futuro”, que será apresentada pelo mestrando do CCJ Luiz Guilherme Luz Cardoso.

Após intervalo de dez minutos, Grupos de Trabalho (GTs) se reunirão. Eles serão divididos em três eixos: “Determinantes estruturais e macrodesafios para a soberania e segurança alimentar e nutricional” (eixo 1); “Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional e políticas públicas garantidoras do direito humano à alimentação adequada” (eixo 2); e “Democracia e participação social” (eixo 3).

Às 15h45, haverá debate acerca de quais as prioridades para pesquisa sobre segurança alimentar e nutricional no município de João Pessoa. Logo em seguida, serão dados os devidos encaminhamentos da pré-conferência.

Conforme apuração do jornal A União, publicada na página 19 da edição desta sexta-feira (25), a IV Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de João Pessoa elegerá as diretrizes e delegados que participarão das conferências do Estado da Paraíba e Nacional e será o instrumento-base, junto com o Plano Nacional, para a elaboração do Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de João Pessoa.

Segundo dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) 2017-2018 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados em setembro de 2020, em mais da metade dos domicílios paraibanos, cerca de 676 mil, havia algum tipo de insegurança alimentar no período pré-pandêmico.

De acordo com a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), no relatório The State of Food Security and Nutrition in the World (Sofi) 2023 (O estado da segurança alimentar e nutricional no mundo 2023, em tradução livre), a fome, a desnutrição e a insegurança alimentar fazem parte da vida de 1/3 da população brasileira, mais de 70 milhões de pessoas. Dúvidas acerca da Pré-conferência de Segurança Alimentar e Nutricional de João Pessoa podem ser consultadas pelo e-mail marcelo.lima3@academico.ufpb.br.