Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > CTDR aprova 13 projetos de extensão

CTDR aprova 13 projetos de extensão

Iniciativas foram selecionadas para a Edição 2023/2024 do Probex da UFPB
publicado: 25/07/2023 09h43, última modificação: 25/07/2023 09h43
Os projetos do CTDR serão executados nos próximos 12 meses. Crédito: Angélica Gouveia

O Centro de Tecnologia e Desenvolvimento Regional (CTDR) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) aprovou 13 projetos para a Edição 2023/2024 do Programa de Bolsas de Extensão (Probex) da federal paraibana. Nove dessas iniciativas foram selecionadas com uma bolsa. Os projetos serão executados nos próximos 12 meses.

Entre as propostas aceitas, estão capacitação de refugiados venezuelanos, agricultores familiares e microempreendedores do setor alimentício; aproveitamento do coco verde; sustentabilidade, alimentação saudável e bem-estar em obras literárias; e fortalecimento da saúde mental através do ensino da felicidade.

Capacitação profissional de estudantes em panificação; fortalecimento do sistema de segurança alimentar e nutricional na Paraíba; horta, gastronomia e lixo zero; estratégias lúdicas de educação nutricional para crianças na primeira infância; e disseminação de conhecimento sobre o futuro energético do Brasil também foram atividades deferidas.

Do mesmo modo, ações educativas e informativas a produtores rurais sobre a correta destinação de embalagens de agrotóxicos e seus resíduos; avaliação de espessantes para produção de etanol em gel antisséptico, desinfetante, queimador, visando otimizar a produção; avaliação da percepção dos agricultores da Paraíba quanto aos riscos dos agrotóxicos e seus efeitos na saúde e meio ambiente; e um inventário cultural e histórico da cachaça do Brejo paraibano.

“O CTDR, apesar de ser um centro com apenas três cursos, tem uma trajetória importante na extensão universitária da UFPB, ao longo dos anos. Atuando em diferentes áreas, os projetos são sempre voltados para mudanças sociais, buscando melhorias para problemas da população, quer seja com comunidades em vulnerabilidade social ou de produtores/industrializadores de alimentos que precisam de suporte e capacitação”, afirma a professora e pesquisadora do Departamento de Gastronomia e assessora de extensão no CTDR Estefânia Garcia.

Para a gestora, agora, com a divulgação do resultado definitivo da Edição 2023/2024 do Probex, referente ao Edital Nº 12/2023 da Pró-reitoria de Extensão (Proex) da UFPB, e com planejamento, a concretização das ações poderá ser ampliada, em alguns casos, a fim de impactar um público-alvo mais numeroso.

“Essa maior valorização da extensão no meio acadêmico vem acontecendo também em outras instâncias da universidade, o que só reforça o compromisso de toda a comunidade universitária com a população, enaltecendo seu papel extensionista. A Assessoria de Extensão do CTDR, este ano, continuará com o trabalho de divulgação, suporte e auxílio nas atividades dos projetos, estando à disposição de todos os nossos extensionistas”, garante Estefânia Garciia.

Novo calendário

Devido ao adiamento da divulgação do resultado definitivo do Edital Nº 12/2023 da Proex da UFPB para esta segunda-feira (24), “em virtude do volume de trabalho envolvendo a etapa de análise dos pedidos de reconsideração”, um novo calendário foi estabelecido para as próximas etapas da seleção, conforme o ofício circular de nº 19/2023, emitido na última sexta-feira (21), pela Coordenação de Programas de Ação Comunitária (Copac) da Proext, responsável pela gestão do edital.

De acordo com o documento, o coordenador de cada projeto selecionado deve acessar o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa) da UFPB e colocar a ação “Em execução” até esta terça-feira (25). Estudantes devem registrar interesse até sexta (28), através do mesmo sistema.

O período de seleção dos discentes bolsistas será de 31 de julho a 7 de agosto. De 7 a 10 de agosto, o coordenador do projeto deve cadastrar o plano de trabalho do bolsista. Até 11 de agosto, é o prazo para envio da documentação do bolsista pelo coordenador à Assessoria de Extensão do centro de ensino.

Até 15 de agosto, as Assessorias de Extensão encaminharão a documentação dos bolsistas selecionados à Copac da Proex. O registro dos planos de trabalho dos alunos voluntários deverá acontecer entre 7 e 15 de agosto.

O Probex é uma das estratégias da Política de Extensão Universitária da UFPB, que prioriza a formação acadêmica e cidadã do seu corpo discente, através de ações identificadas com as necessidades e as demandas da sociedade paraibana, no sentido de promover o desenvolvimento a partir de um trabalho conjunto com as comunidades e grupos envolvidos.

Mantido com recursos próprios da universidade, dos 782 projetos submetidos e avaliados para a Edição 2023/2024 do Probex, 646 foram aprovados com uma bolsa, 121 sem bolsa e 15 reprovados.