Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > CTDR aposta no acolhimento e em dicas práticas para receber novos estudantes

CTDR aposta no acolhimento e em dicas práticas para receber novos estudantes

Programação especial, até esta quinta (7), inclui celebração dos dez anos do curso de Gastronomia e 3º edição da Semana Acadêmica de Gastronomia
publicado: 06/12/2023 00h41, última modificação: 06/12/2023 00h41
Na tarde desta terça (5), calouros tiveram oficina de preparo com fibra de caju, com o professor Filipe Tavares. Crédito: Autor não identificado

O Centro de Tecnologia e Desenvolvimento Regional (CTDR) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) aposta no acolhimento e em dicas práticas para receber seus mais novos estudantes, com ingresso neste período letivo de 2023.2. A programação especial, até esta quinta-feira (7), inclui celebração dos dez anos do curso de Gastronomia e 3º edição da Semana Acadêmica de Gastronomia.

As inscrições nas atividades devem ser realizadas por meio do Sistema Integrado de Gestão de Eventos (Sigeventos) da federal paraibana, através deste hiperlink, para estudantes de Gastronomia, e deste outro hiperlink, para os de Tecnologia de Alimentos e de Tecnologia em Produção Sucroalcooleira.

Na noite desta segunda-feira (4), ocorreu celebração pelos dez anos do curso de Gastronomia, no Auditório do Liepe, prédio anexo ao CTDR. Na manhã desta terça (5), houve boas-vindas do departamento e coordenação do curso de Gastronomia; oficina de vinhos, com a professora Amanda Vogas (EAJ/UFRN); apresentação do Centro Acadêmico de Gastronomia (C.A.G.); e visita guiada às instalações do CTDR e do Liepe, prédio anexo ao centro de ensino.

À tarde, oficina de preparo com fibra de caju, com o professor Filipe Tavares; instruções de fardamento e kit pessoal, com o docente Tadeu Valente; orientações sobre utilização do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa) e do Sistema Integrado de Gestão de Eventos (Sigeventos), com a professora Valéria Saturnino; e a palestra on-line "Design de pratos: a gestalt da alimentação", com o docente Paulo de Tarso, via plataforma Google Meet.

Na noite desta terça-feira (5), no Auditório do Liepe, prédio anexo ao CTDR, a partir das 19h, boas-vindas da direção do centro de ensino, conversa com a Pró-reitoria de Assistência e Promoção ao Estudante (Prape) e com as coordenações, chefias de departamento e centro acadêmico dos cursos de Tecnologia de Alimentos e de Tecnologia em Produção Sucroalcooleira.

Na manhã desta quarta-feira (6), a partir das 8h, acontecerão palestras das assessorias de graduação, de pesquisa e de extensão do Departamento de Gastronomia do CTDR; apresentação de empresa júnior Degustar e da empresa de administração de estágios Super Estágios - Unidade Paraíba; e oficina de preparos de pratos trufados, com o chef Júnior Quaresma.

À tarde, serão realizadas as oficinas "PANCs: identificação e aplicação na gastronomia", com Francis Córdula; e "Microverdes na gastronomia contemporânea", com o chef Houston Pina. Às 17h, a palestra presencial "Alimentos funcionais em gastronomia", com a professora Karoliny Sampaio.

À noite, oficina de doce de leite, no Laboratório B102, com o técnico Bosco; e de análises de alimentos, no Laboratório Analítico, com os técnicos Kewen, Natasha e Camila; de noções básicas sobre o plantio da cana-de açúcar, com a professora Márcia Cezar, na Sala C108, no Laboratório de Tecnologia Sucroalcooleira; e de tecnologias aplicadas na obtenção de produtos derivados da cana-de-açúcar, no Laboratório de Processos e Operações Unitárias, com os técnicos Ângela Lima e Heber Souza.

Na quinta (7), pela manhã, as oficinas “Separação de resíduos na cozinha para a horta”, com o professor Vitor Vasconcelos; “Magret de canard com molho de frutas vermelhas e purê de maçã”, com o chef Gabriel Alves; e "Afiação e manutenção básica de facas: a pílula do cozinheiro", com Bernardo Reali; e almoço dos feras, com o chef Felipe Klostermann, intitulado “Viagem gastronômica com o guia camarão”.

À tarde, a palestra "Empregabilidade em gastronomia no Brasil e no exterior: o pós-formatura", com o chef Walter Ulysses; a oficina "Bolo dos dez anos da Gastronomia UFPB", com Vitória Regina Cakes; e a palestra on-line "Panorama da pesquisa em gastronomia no Brasil", com Cláudia Soares (UFRJ).

À noite, a partir das 19h, oficina de picolé, no Laboratório A101, com os técnicos Bosco e Marcelo; de microscopia, no Laboratório de Microbiologia, com a técnica Cláudia Gouveia; e de visão geral sobre o Sigaa, no Laboratório de Informática. Além disso, palestra sobre outras faces da indústria sucroalcooleira, com a professora Danielle Jaguaribe, na Sala C108; e acerca da formação do tecnólogo sucroalcooleira sob a óptica dos discente, com o estudante Anderson Luiz, na Sala C108. Nos três dias da programação, pela manhã e à tarde, acontece feira de produtos.