Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > CTDR abre vaga para professor substituto de tecnologia sucroalcooleira

CTDR abre vaga para professor substituto de tecnologia sucroalcooleira

As inscrições devem ser realizadas entre 18 e 27 de setembro
publicado: 01/09/2023 18h28, última modificação: 01/09/2023 18h28
Pedidos de isenção para seleção do CTDR poderão ser efetuados entre os dias 18 e 19 de setembro. Crédito: Angélica Gouveia

O Centro de Tecnologia e Desenvolvimento Regional (CTDR) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) está com vaga aberta para professor substituto do curso de Tecnologia sucroalcooleira. O cargo de classe A, denominação Adjunto e regime de trabalho T-40 (40 horas semanais) tem vencimento básico de R$ 3.412,63, acrescido de auxílio-alimentação, mais retribuição por titulação de doutor, no valor de R$ 2.943,39.

As inscrições devem ser realizadas entre 18 e 27 de setembro, pessoalmente, por procuração ou por via postal (tipo Sedex). As inscrições presenciais devem ser realizadas na Central de Atendimento dos Estudantes e Departamentos (CAED) do CTDR na Sala D111, Unidade Lynaldo Cavalcanti, das 8 às 18h, localizada na Rua dos Escoteiros, Nº 209, no Distrito Industrial de Mangabeira, em João Pessoa.

Segundo o Edital Nº 107 do processo seletivo simplificado, tornado público nesta sexta-feira (31), no Diário Oficial da União (DOU), as inscrições para professor substituto do curso de Tecnologia sucroalcooleira do CTDR são no valor de R$ 85. Os pedidos de isenção poderão ser efetuados pessoalmente, pelo candidato, por procuração ou por via postal (tipo Sedex), entre os dias 18 e 19 de setembro.

Para concorrer à vaga, é necessário graduação em Engenharia Química, Química (Bacharelado e Licenciatura) ou Tecnologia em Produção Sucroalcooleira, e doutorado em Engenharia Química.

O processo seletivo consistirá em prova didática, de caráter eliminatório, com peso 6, e prova de títulos, de caráter classificatório, com peso 4. As datas prováveis da prova didática são 17 e 18 de outubro. Da prova de títulos, 25 de outubro. Da divulgação do resultado, com quadro de notas, 8 de novembro.

A contratação será feita pelo prazo determinado de até um ano, podendo ser prorrogada até o limite legal.  O prazo de validade do processo seletivo é de 1 um ano, contado a partir da data de publicação da homologação de seu resultado final no DOU, podendo ser prorrogado por igual período.

O contrato de trabalho será exclusivo para ministrar aulas no curso de Tecnologia sucroalcooleira do CTDR, em substituição eventual de servidor da carreira de magistério. Os candidatos aprovados, excedentes às vagas ofertadas, serão mantidos em cadastro de reserva, durante o prazo de validade do processo seletivo e poderão, por interesse da instituição, ser contratados em função da disponibilidade de vagas.

O edital deste processo seletivo simplificado visa à contratação de professor substituto para a UFPB. As seleções cujas inscrições são abertas pelo presente edital são totalmente autônomas e independentes entre si, não havendo entre elas qualquer vínculo de subordinação ou dependência quanto à validade, ao gerenciamento e ao quantitativo de vagas do edital.

De acordo com sorteio público realizado no dia 17 de março deste ano e divulgado através de chamada pública do dia 15 de março, no edital, são destinadas às pessoas com deficiência e às pessoas negras, respectivamente, duas e oito vagas imediatas, conforme o Anexo I – Quadro de Distribuição de Vagas do edital.

Se, durante a validade do processo seletivo, surgirem novas vagas, os demais aprovados para as vagas reservadas às pessoas com deficiência e às cotas raciais serão contratados observando-se os critérios definidos pela legislação vigente.

É de inteira responsabilidade do candidato o acompanhamento das publicações dos editais, informações, avisos e congêneres, seja pelo DOU, pelos quadros de aviso do departamento acadêmico responsável pelo concurso ou pelos sites da UFPB. Dúvidas podem ser consultadas pelos telefones (83) 3216.7975 e (83) 3362.1700 ou pelo e-mail caed@ctdr.ufpb.br.

O extrato do edital foi publicado originalmente no DOU nº 168, de 1º de setembro de 2023, Seção 3, p. 61. Confira, abaixo e na íntegra, o edital, o extrato do edital, requerimento para inscrição, termo de autodeclaração, conteúdo programático da prova didática e resumo do processo seletivo simplificado para professor substituto do curso de Tecnologia sucroalcooleira do CTDR da UFPB:

Extrato do edital
Requerimento para inscrição
Termo de autodeclaração
Conteúdo programático da prova didática
Resumo do processo seletivo simplificado para professor substituto do curso de Tecnologia sucroalcooleira do CTDR da UFPB

Texto: Pedro Paz
Edição: Pedro Paz