Seminário sobre Políticas de Educação Superior na América Latina, com renomados palestrantes, acontece na UFPB
O Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba, durante este ano, tem apoiado iniciativas para destacar a educação comparada no tocante às metodologias e as suas vertentes teóricas atuais. Numa série de eventos, em várias parcerias com a Sociedade Brasileira de Educação Comparada – SBEC; a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES; entre outras, o CE tem colocado à disposição da comunidade acadêmica recursos para o pensamento crítico em torno de análises comparativas internacionais com o intuito de alcançar avanços nos resultados educacionais do Brasil e da Paraíba.
O lançamento e a doação de volumes para a Biblioteca Central da UFPB da obra clássica em educação comparada de Robert Cowen & Andreas Kazamias, com a presença dos autores, e agora este seminário, promovidos e organizados pela Cátedra UNESCO (UniTwin) de Educação de Jovens e Adultos; pelo Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação do Ensino Superior – MPPGAV e por professoras do Departamento de Habilitações Pedagógicas – DHP, são programas integrantes dessas iniciativas. Esses eventos pontuais também são uma estratégia de mobilização para as discussões em torno da educação comparada, tendo em vista que a UFPB sediará os congressos internacionais iberoamericano e brasileiro de educação comparada, em 2016.
O seminário, com uma mesa redonda e quatro convidados notáveis, do Brasil e dos Estados Unidos, tem como objetivo discutir as políticas de educação superior na América Latina – AL, que tem sido laboratório e ao mesmo tempo força de resistência aos modelos anglo-saxões de universidade, considerados nos rankings os melhores do mundo. Por outro lado, na AL encontramos exemplos de inovações no ensino superior que conferem relevância e qualidade local e que podem ser universalizados. De qualquer forma, as sombras que pairam no ensino superior com o avanço da educação privada mercantilista tem desafiado os pesquisadores e pesquisadoras a apresentarem propostas mais ousadas para garantir a responsabilidade social das universidades. Para realizar esse seminário, contamos com a presença de acadêmicos de renome no campo da educação e da educação comparada nacional e internacional.
Como está o cenário da educação superior na América Latina e no Brasil?
Público Alvo: Esperamos que pesquisadores/as, políticos/as, gestores/as, professores/as e estudantes possam encontrar na educação comparada instrumentos de avaliação de políticas e de análises de resultados, bem como acessar todo o cenário de experiências compartilhadas por países na área da educação, em todos os vieses de ideologia, de formação, de pesquisa e de ação no campo das possibilidades de comparação entre países ou sistemas educativos.
Entrada: A entrada no auditório será a partir das 8h30. O evento é gratuito porém os lugares são limitados. O link para o formulário online de Inscrição do Evento é https://goo.gl/ky4r9A ou RSVP para Seminário SPESAL: spesal.ceufpb@gmail.com.
Programa
SEMINÁRIO
POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR NA AMÉRICA LATINA
Local: Auditório do CE – 212
Dia 18/09/2015 – 9h às 12h
Abertura
Diretor do CE – Wilson Aragão
Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação do Ensino Superior – MPPGAV – Maria da Salete Barboza de Farias
Coordenadora Executiva Congressos Educação Comparada SBEC – SIBEC – UFPB 2016 – Ana Elvira Steinbach Torres
Mesa Redonda
“Globalização Neoliberal e Universidades Globais” – Carlos Alberto Torres (Professor Distinguido de Educação / Cátedra UNESCO em Educação para Cidadania Global e Aprendizagem Global / Presidente do World Council of Comparative Education Societies – WCCES / Diretor do Paulo Freire Institute da University of California, Los Angeles – UCLA)
“O SINAES e o Declínio da Dimensão Formativa” – Silke Weber (Professora Emérita / Professora no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE)
Debate
“Formação dos Profissionais da Educação” – Márcia Ângela Aguiar (Professora Titular do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE / Membro da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação)
"As Políticas da Inclusão na Educação Superior Brasileira: possibilidades e desdobramentos desde FHC a LULA” – Luis Enrique Aguilar (Professor Livre Docente no Deptº de Políticas, Administração e Sistemas Educacionais, Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP / Laboratório de Políticas Públicas e Planejamento Educacional – Lapplane / Observatório Iberoamericano de Estudos Comparativos em Educação / Sociedade Brasileira de Educação Comparada – SBEC).
Debate
Coordenadora: Maria da Salete Barboza de Farias (MPPGAV/UFPB)
Organização: Programa de Pós-Graduação MPPGAV; Cátedra UNESCO (UFPB/UFRN/UFPE) de Educação de Jovens e Adultos; Coordenação Executiva dos Congressos de Educação Comparada SBEC – SIBEC – UFPB 2016.
Apoio: Direção do Centro de Educação, UFPB.