Notícias
Serrote Musical
Serrote s.m: O Serrote musical é um instrumento idiofônico (1) de mesmo formato e aparência da ferramenta de serrar sendo feita algumas modificações, seu som é produzido através da fricção do arco (1.3) na folha de metal de forma que ao ser levemente curvado com a mão esquerda é possível produzir tons e notas musicais diversas. Dessa forma, sua classificação é (1.3.2.1). Definição: “O instrumento em si, devido a sua dureza e elasticidade, vibra e gera som. O material que vibra consiste numa folha de metal friccionada por um arco (Horn-BostelSachs 1914)” (cit. por Pires 2019, p.49). “É impossível saber ao certo como o serrote começou a ser usado como instrumento musical acredita-se que tenha difundido por volta do final do séc. XIX pela Europa.” (STUCKENBRUCK, cit. por Pires 2019, p.49).
Além disso, o Serrote Musical ou Serrote Cantor, como também conhecido, difundido principalmente na região sul do Brasil, tem sido atraído por músicos e estudiosos da performance desse instrumento como: Antúlio Madureira (PE), “Antônio Frizon” natural de Veranópolis - RS (representado na foto ao lado), Arno Dreyer Scherch, José Mário Guedes e Marco Binatti (RS) são alguns dos pesquisadores e instrumentistas que ainda contribuem na formação de novos músicos e divulgação desse instrumento.
No Brasil, “Antônio Frizon” fundador da Orquestra de Lâminas de Porto Alegre é um dos pioneiros na arte de tocar esse instrumento conheceu o instrumento através de uma apresentação numa noite de Natal na cidade de Veranópolis – RS, onde ouviu pela primeira vez a canção “Noite Feliz” sendo tocada no Serrote pelo músico “Arlindo Gazzana” e futuro professor de Frizon que tocava no conjunto Ré-Fa-Si. “Em 1997, na feira do livro de Porto Alegre Frizon lançou o livro Arte de tocar o Serrote musical: Histórico, método e segredos” conforme sua pesquisa constatou que o pioneiro desse instrumento no estado foi o músico e compositor “Doris José Schlatter”. (Fonte: Nonada.com)
Hiwry Taniguchi
Referências
PIRES, Sílvia Maria. Design e Som: Uma Exploração de instrumentos musicais acústicos. Universidade de Lisboa: Dissertação de Mestrado, 2019. p.49.
BARTZ, Mariana. Associação Cultural Nonada de Jornalismo, disponível em: https://www.nonada.com.br/2012/07/a-musica-que-vem-do-aco/. Acesso em 20 de março. 2025
Fonografia
Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=hWJqp96p8bw > acesso em, 24 de março. 2025.
Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=KGJecEqq9lM > Acesso em, 24 de março. 2025.
Disponível em:<https://www.youtube.com/watch?v=1P8thZd1-N4&list=RD1P8thZd1-N4&start_radio=1&pp=ygUaYW50w7psaW8gbWFkdXJlaXJhIHNlcnJvdGWgBwE%3D > Acesso em, 24 de março. 2025