Notícias
Pau-de-chuva
Pau-de-chuva s.m: Idiofone (1) de formato tubular construído a partir de fibras trançadas ou troncos de bambu e outros tipos de madeira. Com característica semelhante ao chocalho é percutido (1.1) indiretamente (1.1.2) quando a percussão resulta indiretamente do movimento do músico que agita (1.1.2.1) produzindo som por atrito dentro de um recipiente (1.1.2.3).
No caso, trata-se de um recipiente tubular cuja estrutura interna é composta por pequeninos seixos, pedras ou sementes entrechocando-se entre si e/ou contra as paredes internas do instrumento que contém pequenos obstáculos. Ao ser movimentado pelo músico virando de ponta a cabeça, ocorre o deslocamento destes materiais retardados pelos obstáculos produzindo som semelhante ao som de chuva.
Considerando os materiais utilizados, a técnica de manufatura e o fato de que muitos exemplos são encontrados na região amazônica há indícios de que o instrumento seja de ancestralidade indígena. Devido à ausência de estudos específicos não é possível precisar de qual região da América latina provêm o pau-de-chuva.
Hiwry Taniguchi
Alice Satomi
Referências
DANIELLE, Colares. O Fazer musical Tikuna na análise etnomusicológica do CD “WOTCHIMAUCU’’. UFMA: Wamon, 2017. 95 p. v. 2.
Culturas Indígenas. Instrumentos musicais, 2013. Disponível em: https://culturasindigenasdobrasil.blogspot.com. Acesso em: 20 jan. 2025.