Notícias
Upawã
Upawã s.m: Trata-se de um aerofone confeccionado em bambu de formato tubular cuja estrutura e aparência remetem a uma flauta, desse modo, sendo classificado como (4) aerofone (4.2) o ar é confinado no próprio instrumento através do sopro (4.2.1) do tipo flauta (4.2.1.1) sem ducto (4.2.1.1.2) tocada transversalmente (4.2.1.2.1) de tubo simples a embocadura na ponta superior (4.2.1.1.2.1.1) aberta na parte oposta a embocadura de estrutura interna aberta (4.2.1.1.2.1.1.1) sem presença de digitadores.
O etnólogo Desidério Aytai descreve em sua pesquisa, de que forma é tocado o instrumento. “Sopra-se lateral e tangencialmente no orifício quadrangular. Fechando e abrindo a extremidade aberta com a mão, podem-se produzir dois sons, passíveis ainda de serem modificados por um semitom, mais ou menos, com a intensidade com que sopramos. A posição relativa da boca e do orifício também pode alterar a altura do som. Os dois instrumentos em minha coleção dão os sons dó#, dó e fa#, ré”. (Aytai 1985 p.272).
Na região de São José de Sangradouro no Mato Grosso, o Upawã é encontrado na cultura dos povos Xavante. Segundo Aytai, “a principal função do Upawã é ser tocado na luta. Antes de os grupos chegarem ao local circular com a areia afofada [denominado] (WAI) tocam o instrumento e cantam. [...] e parece-me que sua principal função, nesta ocasião, é atemorizar o adversário e dar um aspecto mais assustador ao grupo que o leva a luta”. O Upawã também é utilizado na cerimônia sagrada chamada Way’á. (Aytai 1985 p. 272 - 73). “Acontece a cada década e reúne vários rituais ao longo de um mês. Os homens enfeitados com plumas e o corpo pintado de urucum dançam do por do sol até a manhã do dia seguinte” (F.de São Paulo, 1994).
Hiwry Taniguchi
Referência
AYTAI, Desidério. 1985. O mundo sonoro Xavante. Coleção Museu Paulista: etnologia v 5. São Paulo: Universidade de São Paulo.
FOLHA DE SÃO PAULO. Os rituais de iniciação dos Xavantes. 5 de setembro de 1994. Disponível em https://www1.folha.uol.com.br/fsp/1994/9/05/folhateen/14.html acesso em 3 de julho de 2025.