Você está aqui: Página Inicial > Contents > Páginas > Notícias - site antigo > Seminário sobre Políticas de Educação Superior na América Latina, com renomados palestrantes, acontece na UFPB
conteúdo

Seminário sobre Políticas de Educação Superior na América Latina, com renomados palestrantes, acontece na UFPB

por Luís - SEAD publicado 25/07/2022 12h29, última modificação 26/07/2022 11h47
09 de setembro de 2015

CE-ufpb

 

 

O Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba, durante este ano, tem apoiado iniciativas para destacar a educação comparada no tocante às metodologias e as suas vertentes teóricas atuais. Numa série de eventos, em várias parcerias com a Sociedade Brasileira de Educação Comparada – SBEC; a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES; entre outras, o CE tem colocado à disposição da comunidade acadêmica recursos para o pensamento crítico em torno de análises comparativas internacionais com o intuito de alcançar avanços nos resultados educacionais do Brasil e da Paraíba.

 

O lançamento e a doação de volumes para a Biblioteca Central da UFPB da obra clássica em educação comparada de Robert Cowen & Andreas Kazamias, com a presença dos autores, e agora este seminário, promovidos e organizados pela Cátedra UNESCO (UniTwin) de Educação de Jovens e Adultos; pelo Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação do Ensino Superior – MPPGAV e por professoras do Departamento de Habilitações Pedagógicas – DHP, são programas integrantes dessas iniciativas. Esses eventos pontuais também são uma estratégia de mobilização para as discussões em torno da educação comparada, tendo em vista que a UFPB sediará os congressos internacionais iberoamericano e brasileiro de educação comparada, em 2016.

 

O seminário, com uma mesa redonda e quatro convidados notáveis, do Brasil e dos Estados Unidos, tem como objetivo discutir as políticas de educação superior na América Latina – AL, que tem sido laboratório e ao mesmo tempo força de resistência aos modelos anglo-saxões de universidade, considerados nos rankings os melhores do mundo. Por outro lado, na AL encontramos exemplos de inovações no ensino superior que conferem relevância e qualidade local e que podem ser universalizados. De qualquer forma, as sombras que pairam no ensino superior com o avanço da educação privada mercantilista tem desafiado os pesquisadores e pesquisadoras a apresentarem propostas mais ousadas para garantir a responsabilidade social das universidades. Para realizar esse seminário, contamos com a presença de acadêmicos de renome no campo da educação e da educação comparada nacional e internacional.

 

Como está o cenário da educação superior na América Latina e no Brasil?

 

Público Alvo: Esperamos que pesquisadores/as, políticos/as, gestores/as, professores/as e estudantes possam encontrar na educação comparada instrumentos de avaliação de políticas e de análises de resultados, bem como acessar todo o cenário de experiências compartilhadas por países na área da educação, em todos os vieses de ideologia, de formação, de pesquisa e de ação no campo das possibilidades de comparação entre países ou sistemas educativos.

 

Entrada: A entrada no auditório será a partir das 8h30. O evento é gratuito porém os lugares são limitados. O link para o formulário online de Inscrição do Evento é https://goo.gl/ky4r9A ou RSVP para Seminário SPESAL: spesal.ceufpb@gmail.com.

 

Programa

SEMINÁRIO

POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR NA AMÉRICA LATINA

Local: Auditório do CE – 212

Dia 18/09/2015 – 9h às 12h

 

Abertura

 

Diretor do CE – Wilson Aragão

Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação do Ensino Superior – MPPGAV – Maria da Salete Barboza de Farias

Coordenadora Executiva Congressos Educação Comparada SBEC – SIBEC – UFPB 2016 – Ana Elvira Steinbach Torres

 

Mesa Redonda

 

 “Globalização Neoliberal e Universidades Globais” – Carlos Alberto Torres (Professor Distinguido de Educação / Cátedra UNESCO em Educação para Cidadania Global e Aprendizagem Global / Presidente do World Council of Comparative Education Societies – WCCES / Diretor do Paulo Freire Institute da University of California, Los Angeles – UCLA)

 

“O SINAES e o Declínio da Dimensão Formativa” –  Silke Weber (Professora Emérita / Professora no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE)

 

Debate

 

“Formação dos Profissionais da Educação” – Márcia Ângela Aguiar (Professora Titular do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE / Membro da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação)

 

"As Políticas da Inclusão na Educação Superior Brasileira: possibilidades e desdobramentos desde FHC a LULA” – Luis Enrique Aguilar (Professor Livre Docente no Deptº de Políticas, Administração e Sistemas Educacionais, Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP / Laboratório de Políticas Públicas e Planejamento Educacional – Lapplane  / Observatório Iberoamericano de Estudos Comparativos em Educação / Sociedade Brasileira de Educação Comparada – SBEC).

 

Debate

Coordenadora: Maria da Salete Barboza de Farias (MPPGAV/UFPB) 

Organização: Programa de Pós-Graduação MPPGAV; Cátedra UNESCO (UFPB/UFRN/UFPE) de Educação de Jovens e Adultos; Coordenação Executiva dos Congressos de Educação Comparada SBEC – SIBEC – UFPB 2016.

Apoio: Direção do Centro de Educação, UFPB.