Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB é uma das 20 instituições brasileiras pré-qualificadas para Rede de Universidades do BRICS
conteúdo

Notícias

UFPB é uma das 20 instituições brasileiras pré-qualificadas para Rede de Universidades do BRICS

publicado: 16/05/2025 11h31, última modificação: 16/05/2025 14h55
Universidade fica apta a participar de seleções para financiamentos de projetos

160520251.png

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) foi uma das 20 Instituições de Ensino Superior (IES) pré-qualificadas para fazerem parte da Rede de Universidades do BRICS (BRICS-NU). O resultado foi publicado nesta segunda-feira (12.05) pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), responsável pelo programa no Brasil.

Selecionada na área das Ciências da Saúde – uma das 11 áreas temáticas contempladas no edital de seleção publicado pela Capes no último mês de abril – a UFPB fica apta a concorrer, por meio de editais específicos, a financiamentos de projetos vinculados a cerca de 15 programas de pós-graduação que atuam em áreas relacionadas à temática da saúde.

De acordo com o pró-reitor de Pós-Graduação (PRPG), Evandro Leite, coordenador institucional da Rede na UFPB, esses programas serão beneficiados com ações de mobilidade de docentes e discentes, com o desenvolvimento de projetos de pesquisa em cooperação e publicações científicas em coautoria.

Ainda segundo Evandro Leite, a aprovação da UFPB se alinha ao objetivo estratégico de internacionalização da universidade, que integra o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e prevê essa ampliação da colaboração com os países do BRICS.

“Essa pré-qualificação representa novas possibilidades de colaboração internacional dos pesquisadores da UFPB vinculados a diferentes programas de pós, sejam professores, sejam alunos”, acrescentou.

O financiamento, por meio dos editais de seleção a serem publicados, será bilateral, com recursos tanto da Capes quanto das agências dos demais países participantes da BRICS NU – Índia, Rússia, China, África do Sul, Emirados Árabes Unidos, Egito, Etiópia, Indonésia e Irã.

A rede busca fomentar a cooperação acadêmica, científica e cultural entre as universidades selecionadas em cada um desses países – assim como ocorreu no Brasil, 20 instituições de ensino superior foram pré-qualificadas em cada país-membro do BRICS.

A primeira atividade do grupo ocorrerá nos próximos dias 6 e 7 de junho, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com o encontro de reitores das instituições que compõem o BRICS. O intuito do evento, que contará com a presença da reitora da UFPB, Terezinha Domiciano, é discutir possíveis parcerias no âmbito da Rede. Confira o vídeo com as informações aqui.

* * *
Texto: Milena Dantas
Edição: Hugo Bispo
Ascom/UFPB