Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB aprova concessão de títulos honoríficos a Elizabeth Teixeira e Neroaldo Pontes
conteúdo

Notícias

UFPB aprova concessão de títulos honoríficos a Elizabeth Teixeira e Neroaldo Pontes

publicado: 16/05/2025 13h04, última modificação: 16/05/2025 13h04
As propostas valorizam personalidades que dedicaram suas vidas à transformação da sociedade por meio do conhecimento e da justiça social

UFPB aprova concessão de títulos honoríficos a Elizabeth Teixeira e Neroaldo Pontes

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) vai conceder dois títulos honoríficos em celebração a trajetórias marcantes em defesa da educação, da cultura e dos direitos humanos. A paraibana Elizabeth Altina Teixeira, símbolo da luta camponesa no Brasil, será agraciada com o título de Doutora Honoris Causa, enquanto o professor Neroaldo Pontes de Azevedo, ex-reitor da UFPB, será reconhecido com o título de Professor Emérito.

A concessão das honrarias foi aprovada, por unanimidade, em reunião extraordinária do Conselho Universitário da UFPB, realizada no dia 13 de maio de 2025.

A proposta do título de Doutora Honoris Causa para Elizabeth Teixeira foi encaminhada pelo Departamento de Ciências Sociais Aplicadas do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias (CCHSA), por meio da professora Iranice Gonçalves Muniz, que destacou a atuação histórica de Elizabeh Teixeira como líder das Ligas Camponesas, sua resistência à ditadura militar e sua contribuição como educadora popular.

Com uma vida dedicada à justiça social e à reforma agrária, Elizabeth transformou sua própria casa em um espaço de memória e educação, inspirando gerações em movimentos sociais e no meio acadêmico. Além disso, um segundo pedido de concessão do mesmo título foi apresentado pelo Departamento de Educação do Campo, por meio do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Ação sobre Mulher e Relações de Sexo e Gênero (NIPAM).

Já a aprovação para a concessão do título de Professor Emérito ao professor Neroaldo Pontes de Azevedo, que foi reitor da UFPB no período entre 1992 e 1996, trata-se de reconhecimento à trajetória acadêmica, literária e de gestão. Sua produção intelectual inclui estudos sobre Modernismo e Regionalismo, além de edições críticas de obras fundamentais da literatura nordestina.

Além de professor e Reitor, Neroaldo Azevedo contribuiu com a educação em suas passagens por cargos como Diretor do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA), Presidente da ADUFPB, secretário de Educação em diversos municípios paraibanos e membro do Conselho Nacional de Educação.

A cerimônia de entrega dos títulos será agendada pela UFPB.

* * *
Texto: Elidiane Poquiviqui
Foto: Rodolfo-Athayde 
Ascom/UFPB