Notícias
Nota de pesar - Afrânio de Aragão

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) manifesta profundo pesar pelo falecimento do professor, advogado e Procurador do Estado aposentado Afrânio de Aragão, ocorrido em 30 de outubro de 2025, aos 94 anos.
Nascido em 17 de dezembro de 1930, o Professor aposentado do Departamento de Administração do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA/UFPB), Afrânio de Aragão, construiu uma trajetória acadêmica notável, marcada pela dedicação, competência e compromisso com o serviço público e com o desenvolvimento da área de Administração.
Afrânio de Aragão graduou-se em Direito pela UFPB (1951–1955), realizou especialização e mestrado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP) e obteve o doutorado em Administração pela UFPB (1978–1981). Ingressou no serviço público em 1965 e aposentou-se da Universidade em 1994, deixando um legado de competência, ética e dedicação à formação de gerações de profissionais.
O docente teve papel fundamental na criação e consolidação do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA/UFPB), ao qual dedicou parte significativa de sua carreira, atuando desde a fundação do Programa até 2004. Segundo o PPGA o docente teve uma trajetória exemplar, orientou 36 trabalhos de conclusão e foi uma liderança respeitada na Paraíba e em todo o Brasil. Em reconhecimento à sua contribuição, o antigo Bloco Didático da Pós-Graduação do CCSA leva seu nome.
Em 2025, o professor Afrânio foi um dos servidores homenageados na abertura da Semana do Servidor, dentro das comemorações dos 70 anos da UFPB, sendo reconhecido como um dos profissionais que marcaram a história da instituição com trabalho, compromisso e amor à Universidade.
A Academia Paraibana de Ciência da Administração (APCA) também lamentou o falecimento de Afrânio de Aragão, que ocupava a Cadeira nº 16. Em nota, a entidade destacou sua trajetória marcada pela dedicação, ética e compromisso com o fortalecimento da Administração, ressaltando que foi “um profissional exemplar e um ser humano admirável, cuja presença deixará saudades e cujo legado permanecerá vivo”.
A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Paraíba (OAB-PB) também homenageou o professor Afrânio de Aragão, lembrando que ele foi integrante do Tribunal de Ética e Disciplina (TED) da instituição. A OAB-PB destacou que o professor deixa um legado de compromisso ético, sendo exemplo para colegas e inspiração para as novas gerações de advogados e advogadas.
A UFPB e a Coordenação do PPGA expressam solidariedade e condolências à professora Socorro Aragão, esposa do docente, aos filhos André e Augusto, familiares, amigos e colegas, neste momento de despedida.
João Pessoa, 31 de outubro de 2025.
Universidade Federal da Paraíba
