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Curso de Letras-Espanhol da UFPB obtém conceito máximo em avaliação do MEC

publicado: 03/05/2024 18h43, última modificação: 03/05/2024 18h43
O curso é o segundo das licenciaturas da UFPB a receber a nota máxima nesta avaliação em 2024

Foto: Angélica Gouveia

O Curso de Letras-Espanhol, do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), obteve, na última segunda-feira (29/04), o Conceito 5, com desempenho máximo na avaliação para o ato autorizativo de Renovação de Reconhecimento do Curso pelo Ministério da Educação (MEC). A avaliação foi realizada entre 22 e 24 de abril, no Modelo de Avaliação Externa Virtual In Loco. Esta é a segunda licenciatura da UFPB a receber a nota mais alta do MEC neste ano, repetindo o feito do curso de Letras-Francês.

A maioria dos docentes que atuam no Curso de Letras-Espanhol são vinculados ao Departamento de Letras Estrangeiras Modernas (DLEM) da UFPB, apoiando a gestão do curso, que mitigou e cumpriu os termos do protocolo de compromisso de bibliografias. A gestão do curso também liderou as melhorias e implantou o Projeto Pedagógico do Curso, potencializando as competências e o protagonismo dos discentes.

Durante a apreciação, os avaliadores do MEC evidenciaram a implementação de políticas institucionais de ensino, pesquisa e extensão que ajudaram na construção dos diferenciais do curso, a exemplo do Pibid, Prolicen, Protut, Monitoria, Residência Pedagógica e estágios curriculares supervisionados, programas sob a tutela da Pró-reitoria de Graduação (PRG), bem como os programas PIBIC e PIVIC, da Pró-reitoria de Pesquisa (Propesq), Probex, Fluex e UFPB no seu município, da Pró-reitoria de Extensão (Proex).

Também foram levados em consideração, na avaliação realizada pelo MEC, as políticas de internacionalização da Agência de Cooperação Internacional (ACI) da UFPB para estudantes e docentes, como intercâmbios e mobilidade acadêmica, assim como a atuação da Pró-reitoria de Promoção e Assistência Estudantil (Prape) e do Comitê de Inclusão e Acessibilidade da UFPB (CIA), com assistência, auxílios, ações de permanência e apoio ao Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) e ao Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G), cooperação educacional do MEC com países em desenvolvimento para formar jovens oriundos dessas nações.  

Esta estratégia institucional exitosa, apoiada pela Reitoria da UFPB, mobilizou diversos atores, em múltiplas instâncias: além da própria Reitoria, a Comissão Própria de Avaliação (CPA) e as pró-reitorias, também contribuíram os estudantes ativos e matriculados, o Núcleo Docente Estruturante (NDE), o Colegiado do Curso, a Secretaria Integrada de Atendimento à Graduação (SIAG), o DLEM, o Centro de Ensino e as Bibliotecas Central (BC) e Setorial. 

O Reitor da UFPB, professor Valdiney Gouveia, comemorou o resultado e parabenizou o esforço dos múltiplos atores para o curso conquistar a nota máxima, pois o processo tem a interlocução da Procuradoria Educacional Institucional da UFPB junto ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP/MEC), além da Coordenação do Curso, liderada pela professora Maria Hortensia Murga, que esteve à frente de todo o processo de reunir os documentos solicitados e, junto com o NDE, mobilizar e engajar os docentes, os técnicos e os discentes para as reuniões e verificações da Comissão Avaliadora.

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Texto: Ascom com informações da Procuradoria Educacional Institucional da UFPB
Edição: Aline Lins
Foto: Angélica Gouveia
Ascom/UFPB