Notícias
UFPB sedia terceira edição do Mobility Summit
Nesta quarta-feira (30), aconteceu na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) a 3ª edição do Mobility Summit. Com o tema “Transformação Sustentável: Inovação e desafios para a Mobilidade Elétrica”, o único simpósio do Brasil voltado exclusivamente para a área de mobilidade elétrica reuniu agentes dos governos municipal, estadual e federal; da iniciativa privada e da academia para discutir as perspectivas e desafios para a mobilidade urbana sustentável.
O evento é organizado pelo Centro de Energias Alternativas e Renováveis (CEAR) da UFPB, por meio do grupo de pesquisa Smart Grid Group e da Unidade Embrapii CEAR. Além de promover o compartilhamento de conhecimentos, experiências e inovações na área, o encontro abriu espaço para o fortalecimento de relações profissionais entre o público, para troca de conhecimentos e oportunidades.
O auditório da Reitoria da UFPB reuniu estudantes e profissionais interessados na temática, além da transmissão ao vivo pelo YouTube do CEAR. O Coordenador Geral de Articulação e Políticas para a Transição, do Ministério das Minas e Energias, Marco Antônio Juliatto, destacou o papel das Instituições Federais de Ensino no aprofundamento do conhecimento para o novo ecossistema da mobilidade, e na discussão e construção do novo entendimento.
“A realização desse tipo de evento é uma oportunidade enquanto Governo para explicar um pouco para a comunidade acadêmica de que forma o Governo Federal vem entendendo esse processo de transição energética e mobilidade, uma vez que sustentabilidade, equidade e segurança energética andam de mãos dadas, e a gente precisa desse entendimento junto da academia para que possa avançar com as políticas públicas”, disse Juliatto.
A Reitora da UFPB, Terezinha Domiciano, destacou que o tema sustentabilidade é meta essencial das empresas, instituições e corporações, e que a UFPB trabalha com os talentos dos diversos Centros de Ensino para incluir a sustentabilidade como foco essencial para o desenvolvimento, tendo o CEAR como um dos mais atuantes quanto à questão de eficiência energética.
“E estamos trazendo a sustentabilidade para a gestão, já que aprovamos semana passada a nossa política de sustentabilidade nas aquisições, e a partir de então tudo que for adquirido ou contratado na UFPB vai ter o elemento da sustentabilidade, e a eficiência energética está como alvo para que possamos perseguir”, acrescentou a Reitora.
A mesa de abertura do evento contou ainda com a participação da Secretária do Meio Ambiente e Sustentabilidade do Governo do Estado da Paraíba, Rafaela Camaraense; do Secretário do Meio Ambiente da Prefeitura de João Pessoa, Wellison Silveira; e do Diretor do CEAR e da Unidade Emprapi da UFPB, Professor Euler Macêdo.
Resumo do dia de evento
O primeiro painel do dia, “Requisitos para implementação da mobilidade sustentável urbana”, reuniu especialistas experientes na área de transição energética e implementação da mobilidade sustentável. Natália Chaves, Assessora Técnica e ponto focal do TUMI na GIZ Brasil, apresentou os projetos desenvolvidos em cooperação técnica entre a empresa alemã e órgãos governamentais brasileiros para a implementação de mobilidade sustentável e descarbonização em 5 cidades brasileiras.
Felipe Martins, Gerente comercial da WEG, tratou da experiência da empresa na realização de projetos, execução, instalação e manutenção de infraestrutura de recarga para veículos elétricos, com destaque para os desafios de implementação e operação, estudos de casos, e funções das estações de recarga instaladas para diferentes necessidades dos clientes.
No evento foi exibido um vídeo com depoimento do Diretor da Secretaria de Mobilidade de João Pessoa, Victor Siqueira, no qual foram apresentadas as ações em andamento e planejadas para melhorias da mobilidade com sustentabilidade em João Pessoa.
De acordo com o gestor municipal, além da previsão de aquisição de 60 ônibus elétricos, há o projeto de instalação de 4 corredores de mobilidade, com a instalação de 5 terminais para implementação de um sistema de transporte público rápido. A apresentação detalhada do panorama da cidade de João Pessoa na mobilidade urbana e transporte público foi realizada pelo professor Euler Macêdo.
Finalizando o painel da manhã, Sérgio Avelleda, Fundador da Urucaia Mobilidade Urbana, tratou sobre a descarbonização do transporte público nas cidades brasileiras e processo de eletrificação.
No período da tarde, o painel “Como o governo pode incentivar a eletrificação da mobilidade sustentável”, contou com as contribuições de Danielle Holanda, Coordenadora Geral de Planejamento da Mobilidade Sustentável e Analista de Infraestrutura do Ministério das Cidades; Marco Antônio Juliatto do Ministério de Minas e Energias; Gustavo Ramos, da Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação; e Márcio Pilar Alcântara, Coordenador de Inovação e Engajamento no mercado na ANEEL.
Também ocorreu a solenidade de formatura das turmas 1 e 2 do Programa Huawei Power Generation.
A 3ª edição do Mobility Summit contou com o patrocínio da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq-PB), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); e IEEE Young Professionals. A gravação do evento está disponível para a comunidade no Canal do You Tube do CEAR.
Fotos: Marta França