Você está aqui: Página Inicial > Contents > Eventos > UFPB sedia lançamento do Planejamento Espacial Marinho da Região Nordeste
conteúdo

Notícias

UFPB sedia lançamento do Planejamento Espacial Marinho da Região Nordeste

publicado: 03/07/2025 15h31, última modificação: 03/07/2025 15h31
Evento acontece no Auditório da Reitoria no dia 8 de julho

UFPB sedia lançamento do Planejamento Espacial Marinho da Região Nordeste

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em parceria com a Fundação Norte-Rio-Grandense de Pesquisa e Cultura (FUNPEC) e outras instituições de ensino superior da região, promove no dia 8 de julho, no Auditório da Reitoria, a cerimônia de lançamento das atividades do Planejamento Espacial Marinho da Região Nordeste (PEM NE).

O evento contará com três momentos ao longo do dia: o credenciamento, das 8h30 às 9h; a cerimônia oficial de lançamento, das 9h às 11h30; e, no turno da tarde, das 14h às 17h, a apresentação do Mapa Vivo do Mar, uma iniciativa interativa que visa aproximar a sociedade da gestão costeira e marinha. A atividade é aberta ao público e acontece no Campus I, bairro Castelo Branco, em João Pessoa.

O lançamento das atividades do Planejamento Espacial Marinho da Região Nordeste é resultado de uma visita institucional e de uma reunião estratégica realizada em fevereiro deste ano com a Reitora da UFPB, Terezinha Domiciano, ocasião em que foram discutidas parcerias interinstitucionais e o papel da Universidade no fortalecimento das ações voltadas à gestão sustentável do ambiente marinho e costeiro.

O PEM é coordenado na Paraíba pelo professor Eduardo Viana, do Departamento de Geociências do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) da UFPB, e tem como vice-coordenadora Karina Massei, pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (Prodema) da UFPB.

Para Eduardo, através do trabalho dos docentes envolvidos no projeto vai ser possível trabalhar nas áreas de Amazônia Azul — área já delimitada sob jurisdição brasileira que se estende ao longo da costa do país.

“Com esse planejamento, iremos coordenar o uso do espaço marinho, ou seja, partindo do princípio que temos de conhecimento e que já existe na área marinha, partindo do substrato daquilo que já existe no fundo do mar, conciliando atividades como pesca, exploração de petróleo e energia eólica, com menor degradação ambiental possível. A participação da UFPB é considerada importante, pois está envolvida na construção de uma política pública de grande relevância nacional”, comentou.   

O Planejamento Espacial Marinho (PEM) é uma ferramenta estratégica voltada ao ordenamento do uso do mar e dos recursos costeiros, buscando promover o desenvolvimento sustentável das regiões marítimas do Brasil. A participação da UFPB reforça o compromisso da instituição com a sustentabilidade ambiental, a pesquisa científica e a articulação interinstitucional em prol da gestão integrada dos espaços marinhos.

O lançamento marca o início das ações regionais do PEM no Nordeste e pretende reunir pesquisadores, gestores públicos, representantes da sociedade civil e demais interessados na conservação e no uso responsável dos recursos marinhos.

* * *
Texto: Lucas Andrade
Edição: Marcel Vieira
Foto: Comunicação PEM-NE
Ascom/UFPB