Notícias
I Colóquio do GRUPESSC, da UFPB, celebra 10 anos da Reunião de Antropologia da Saúde, com debates sobre memórias e perspectivas

O Grupo de Pesquisa em Saúde, Sociedade e Cultura (GRUPESSC), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), promove, nos dias 3 e 4 de novembro, o I Colóquio do GRUPESSC – 10 Anos da RAS: Memórias e Perspectivas.
O evento, que vai ocorrer no espaço da Pós-graduação em Administração, no Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), marca uma década da 1ª Reunião de Antropologia da Saúde (RAS), reunindo pesquisadoras, pesquisadores e estudantes para discutir temas relacionados à saúde, cidadania e políticas da vida.
As inscrições podem ser realizadas até o dia 02 de novembro pelo Sistema Integrado em Gestão de Eventos (SIGEventos) da UFPB.
A programação inclui mesas-redondas, debates e uma exposição fotográfica, com a presença de convidados nacionais. A abertura institucional ocorre na manhã do dia 3, às 9h, em seguida, às 10h, acontece a mesa-redonda “Políticas da Vida e Cidadania: 10 anos depois”, e, à tarde, a programação segue com o tema “Epidemias: HIV/Aids, Zika, Covid-19”, mediado por Luziana Silva, reunindo os pesquisadores Geissy Reis, Russel Parry Scott e Maio Spellman Farias.
No segundo dia (04), o debate matinal, às 10h, será sobre “Cuidados e Interseccionalidades”, com coordenação de Márcia Longhi e participação de Ana Cláudia Rodrigues, Lorena Cronemberger e Roberta Mello. À tarde, às 14h, o colóquio se encerra com a mesa “Pobreza, Adoecimento e Deficiências”, coordenada por Pedro Nascimento e com as pesquisadoras Nádia Meinerz e Isadora Sipp Valle.
Durante os dois dias de evento, o público também poderá visitar a Exposição Fotográfica, na Sala 01 do Espaço da Pós-graduação em Administração no CCSA, e conhecer o trabalho do projeto de extensão “Falando sobre HIV/Aids”.
De acordo com a coordenação, o colóquio busca promover um espaço de reflexão sobre os caminhos trilhados pela RAS ao longo da última década, destacando os desafios e perspectivas para o futuro das pesquisas em antropologia da saúde.

* * *
Texto: Elidiane Poquiviqui
Imagem: Divulgação
