Notícias
UFPB aprova Plano de Integridade com foco no combate à corrupção e na promoção da transparência
Na tarde da última terça-feira (29) foi realizada uma reunião juntamente com toda equipe do Comitê de Governança, Controle Interno e Gestão de Riscos (ComGov) onde foi aprovado, com base na portaria Nº 57 da CGU, o Programa e Plano de Integridade, documento que define medidas para combater a corrupção, fraudes e desvios éticos. Foram apresentadas 61 ações que envolvem a prevenção, detecção, correção e monitoramento de riscos, e dentre essas, 19 ações são consideradas prioritárias.
A portaria Nº 57 de 4 de Janeiro de 2019 da CGU define orientações para que órgãos e entidades da administração pública federal, incluindo os da administração direta, autarquias e fundacional, adotem procedimentos voltados à estruturação, execução e monitoramento de seus programas de integridade.
A aprovação do Plano de Integralidade é mais um passo importante que a instituição dá, pois firma seu compromisso público com a transparência. Segundo a coordenadora da Comissão de Conformidade, Germana Cavalcanti, a aprovação do plano representa um avanço significativo da UFPB no enfrentamento à corrupção institucional.
“O plano possui ações alinhadas ao modelo de maturidade pública avaliado pela CGU, o que significa que, ao cumpri-lo, elevamos o patamar da avaliação de integridade da UFPB. Isso significa fortalecer nossa gestão, tornando-a mais eficiente e capaz de entregar melhores resultados e serviços, isso reforça a nossa conformidade com a legislação e ajuda a construir uma cultura de integridade sólida em toda a universidade.” afirmou.
O plano será publicado em breve no site oficial da Comissão de Conformidade.