Você está aqui: Página Inicial > Contents > Destaques > UFPB realiza 8º Festival Internacional de Música de Câmara com programação gratuita e aberta ao público
conteúdo

Notícias

UFPB realiza 8º Festival Internacional de Música de Câmara com programação gratuita e aberta ao público

publicado: 15/04/2025 09h40, última modificação: 06/08/2025 10h53
O evento contará com músicos do Brasil, Estados Unidos, Itália, França e Canadá

UFPB realiza 8º Festival Internacional de Música de Câmara com programação gratuita e aberta ao público

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) sedia a 8ª edição do Festival Internacional de Música de Câmara, que acontece entre os dias 15 e 29 de agosto, na Sala de Concertos Radegundis Feitosa, no Campus I da instituição. O evento, que já faz parte do calendário cultural de João Pessoa e da própria universidade, promete uma programação repleta de concertos, atividades pedagógicas e homenagens, consolidando-se como uma celebração da arte, da cultura e da música.

A abertura oficial será realizada pela Orquestra Sinfônica da UFPB, sob regência do maestro Paul Chou, no dia 15 de agosto, com a participação dos solistas Ambroise Aubrun (França) e Kate Hamilton (EUA). Os concertos acontecerão na Sala de Concertos Radegundis Feitosa, que receberá apresentações até o dia 23 de agosto.

As apresentações terão início sempre às 20h, com programas de música de câmara diferentes a cada noite, incluindo solos, duos e quintetos. Este ano, o festival contará com nove concertos, envolvendo docentes da UFPB e músicos convidados do Brasil, Estados Unidos, Itália, França e Canadá, provenientes de instituições renomadas, como o Conservatório de Milão (Itália), a Universidade de Sorbonne (Paris/França), além das Universidades de Las Vegas, Oklahoma e Novo México (EUA). A realização é do Programa de Pós-graduação em Música (PPGM/UFPB).

Além disso, haverá um concerto especial no dia 29 de agosto, às 19h, com a Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa, no Centro Cultural São Francisco. O espetáculo contará com solistas do festival e será regido pelo maestro Carlos Dourthé (Université Sorbonne).

Nos concertos, o público poderá apreciar obras representativas do repertório de música de câmara, incluindo música brasileira e paraibana, além de composições de mulheres e uma homenagem ao compositor José Alberto Kaplan, que completaria 90 anos em 2025. O festival também celebrará os 75 anos do artista plástico Flávio Tavares e os 25 anos de atuação do compositor Valério Fiel da Costa, além de integrar a programação comemorativa dos 70 anos de criação da UFPB.

Seguindo a tradição de anos anteriores, o festival integra música e literatura. Todos os concertos serão abertos por declamações de poesias de Augusto dos Anjos, com participação de professores de Letras da UFPB e membros da Academia Paraibana de Letras. Uma apresentação especial no dia 16 de agosto contará com a cordelista Cristine Nobre Leite, que escreverá um cordel inspirado nas cartas de Augusto dos Anjos à sua mãe, reforçando o compromisso do festival de promover a arte através da arte.

A 8ª edição do Festival Internacional de Música de Câmara PPGM-UFPB receberá a violista Kate Hamilton (EUA), o maestro e violinista Paul Chou (EUA), o violinista Ambroise Aubrun (França/EUA), o violinista Cármelo de Los Santos (Brasil/EUA), a pianista Heather Shea Lanners (Canadá/EUA), o pianista Andrea Carcano (Itália), o Maestro Carlos Dourthé (Chile/França), o compositor Gregory Mertl (EUA/França/Brasil), além de professores da UFPB, UFPE, UFRN, UFPA, OSUFPB, OSMJP, OSPB e OSRN.

A direção artística fica por conta da professora Kate Hamilton, da University of Nevada, Las Vegas, e do maestro Paul Chou, enquanto a coordenação é do professor Felipe Avellar de Aquino.

Atividades pedagógicas e inclusão social

A parte pedagógica do 8º Festival Internacional de Música de Câmara PPGM-UFPB contará com aulas no formato de Masterclasses nas áreas de violino, viola, piano, música de câmara e regência orquestral, para discentes da área de música da comunidade musical de nosso estado, incluindo alunos de projetos sociais de música. Os interessados podem se inscrever a partir do dia 04 de agosto através do SigEventos

Os horários das atividades podem ser consultados no site do evento.

Já os concertos contarão com a presença de alunos da rede pública municipal de João Pessoa na plateia, como parte do processo educativo-cultural e de formação de estudantes do ensino público da cidade.

* * *
Texto: Elidiane Poquiviqui
Fotos: Angélica Gouveia