Você está aqui: Página Inicial > Contents > Destaques > UFPB publica edital do Probex 2024-2025 com 646 bolsas de extensão
conteúdo

Notícias

UFPB publica edital do Probex 2024-2025 com 646 bolsas de extensão

publicado: 03/01/2020 18h35, última modificação: 17/05/2024 14h59
Submissão das propostas de projetos terá início na próxima segunda-feira (20) e seguirá até 10 de junho

Foto: Angélica Gouveia

A Pró-reitoria de Extensão (Proex) da Universidade Federal da Paraíba lançou o edital referente à edição 2024/2025 do Programa de Bolsas de Extensão (Probex), que contará com a oferta de 646 bolsas para participação de estudantes em projetos de extensão. Para a execução do Probex, o investimento total da instituição é de R$ 5,4 milhões para o custeio das bolsas, cujo valor individual é de R$ 700,00 ao mês, por 12 meses. 

O período de submissão das propostas começa na próxima segunda-feira (20) e continua até o dia 10 de junho, por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA). Os servidores docentes e técnicos-administrativos da UFPB com nível superior e em efetivo exercício estão aptos a submeter propostas de projetos. 

A submissão também pode ser realizada por docentes visitantes, estrangeiros e substitutos, bem como demais servidores em exercício provisório ou colaboração técnica, desde que o vínculo com a instituição e a vigência do projeto ocorram na mesma época. Nestes casos, outra exigência a ser cumprida é que outros professores e/ou técnicos-administrativos do quadro permanente da UFPB estejam cadastrados no projeto. 

Após a submissão, as propostas de projetos para o Probex 2024-2025 passarão, primeiramente, por uma apreciação de conformidade segundo as obrigatoriedades previstas no edital, a ser realizada no período de 12 a 17 de junho pela equipe de servidores da Proex, que divulgará, no dia 18 do mesmo mês, a lista das propostas aptas à próxima etapa.

A Pró-reitora de Extensão da UFPB, Profa. Berla Moraes, destaca uma mudança na vigência deste edital, que se refere a desclassificações que poderão ocorrer nessa fase de verificação de conformidade. O intuito da alteração é evitar problemas de desclassificação e reclassificação dos projetos. 

“Nesta edição, a verificação de conformidade pode levar a uma desclassificação, que pode ocorrer devido à ausência de um documento, justificativa ou falta de atendimento aos critérios exigidos no quadro descrito no item 6.1.1. do edital”, explica a titular da Proex. 

Em seguida, essas propostas serão distribuídas, de 26 de junho a 10 de julho, para avaliação de mérito por avaliadores internos e externos, dentro da mesma área temática de atuação. Esses avaliadores levarão em consideração os indicadores descritos no edital, que estão agrupados em dois pilares: a caracterização da proposta como ação de extensão e sua estruturação como projeto. 

O resultado preliminar dos projetos classificados, ou seja, com notas maiores ou iguais a 7,0, está previsto para 15 de julho. No dia seguinte a essa divulgação, os proponentes poderão solicitar a reconsideração desse resultado, que segue até o dia 17 do mesmo mês. O resultado definitivo dos projetos será divulgado na data prevista de 22 de julho. A distribuição das bolsas obedecerá à classificação obtida pelas propostas no processo de seleção, em ordem decrescente, sendo concedida uma bolsa a cada projeto. 

Depois da divulgação das propostas classificadas, terá início a fase de seleção dos estudantes bolsistas e voluntários, os quais deverão registrar, de 24 a 26 de julho, pelo SIGAA, o interesse em participar dos projetos. Cada discente poderá registrar interesse em até 3 projetos de extensão, contudo só poderá ser selecionado em apenas um projeto na condição de bolsista, sendo possível ainda ser voluntário em outro projeto. O processo seletivo dos bolsistas ocorrerá no período de 29 de julho a 06 de agosto. 

Assim como na edição anterior, o Probex 2024-2025 poderá contemplar a oferta de bolsas em empresas juniores que tenham projeto aprovado no edital. Nesse caso, a concessão da bolsa será permitida apenas a alunos comprovadamente de baixa renda ou hipossuficientes que tenham passado por avaliação socioeconômica em processos realizados pela Pró-reitoria de Assistência e Promoção ao Estudante (Prape) da UFPB. 

Outra disposição que permanece é que o relatório final do discente, seja bolsista ou voluntário, será objeto de avaliação por nota pelo coordenador do projeto, a fim de que a carga horária empregada possa ser aproveitada para creditação da extensão nos currículos. 

“O Probex é o maior edital da Proex e contempla as oito áreas da extensão universitária [Comunicação; Cultura; Direitos Humanos e Justiça; Educação; Meio Ambiente; Saúde; Trabalho; e Tecnologia e Produção], produzindo e compartilhando conhecimento científico e popular, transformando vidas e realidades em diversos espaços e comunidades”, pontua a Pró-reitora Berla Moraes.

* * *
Texto: Vinícius Vieira
Edição: Aline Lins
Foto: Angélica Gouveia
Ascom/UFPB