Notícias
UFPB planeja estratégias para fortalecer governança, sustentabilidade e inovação
A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio da Comissão iESGo, realizou nesta quarta-feira (06) uma reunião para apresentar a proposta de gestão para o planejamento de ações voltadas ao fortalecimento das práticas de governança, sustentabilidade e inovação na instituição, além da melhoria dos indicadores institucionais conforme os parâmetros do indicador iESGo.
O Indicador de Governança e Sustentabilidade (iESGo) é uma ferramenta desenvolvida pelo Tribunal de Contas da União (TCU) para avaliar o desempenho em governança das organizações públicas. Esses indicadores são essenciais para o ranqueamento das universidades federais e fazem parte do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2024-2028 da UFPB, aprovado pela atual gestão, com o objetivo de aprimorar os resultados dessa avaliação.
Na reunião, o professor José Mancinelli Ledo do Nascimento, coordenador de Planejamento da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento (Proplan), apresentou o planejamento da comissão, que inclui a formação de grupos de trabalho relacionados às nove dimensões avaliadas pelo iESGo: Liderança, Estratégia, Controle, Gestão de Pessoas, Gestão de TIC e Segurança da Informação, Gestão de Contratações, Gestão Orçamentária, Sustentabilidade Ambiental e Sustentabilidade Social.
Esses grupos terão a missão de planejar ações que atendam às necessidades da UFPB, conforme resultados da avaliação realizada em 2024, organizar as evidências comprobatórias das ações já realizadas e implementar novas iniciativas, como a implantação de políticas institucionais relacionadas aos índices do TCU. Em 2024, o TCU avaliou as práticas da universidade por meio de um questionário com 592 campos de resposta.
Esses componentes contribuem para uma visão mais ampla da governança, focando na efetividade da gestão pública e na entrega de valor à sociedade, além de promover transparência, accountability e melhorias na administração pública.
Durante a reunião, a comissão do iESGo apresentou a categorização dos temas do questionário do TCU de acordo com a área de atuação de cada unidade da UFPB, indicando os responsáveis por fornecer as informações necessárias. Cada responsável deverá coletar, organizar, armazenar e encaminhar esses dados à comissão, que será encarregada de analisar, consolidar as informações e preencher o formulário oficial enviado pelo TCU.
Segundo José Mancinelli, os responsáveis pelos setores terão o compromisso de colaborar ativamente com a comissão, contribuindo para identificar fatores críticos no desempenho da UFPB no índice iESGo, planejar estratégias para superá-los e apoiar na coleta e organização das informações necessárias ao correto preenchimento do formulário.
A comissão também recomendou a realização de reuniões com as equipes responsáveis pelas informações, com o objetivo de sensibilizá-las sobre a importância do iESGo, apresentar os objetivos institucionais e discutir estratégias para a coleta e organização dos dados.
Na ocasião, a reitora Terezinha Domiciano reforçou seu compromisso com a adoção e fortalecimento de boas práticas de governança na UFPB, além de destacar a importância da eficiência administrativa e do papel da universidade em ações de sustentabilidade social e ambiental. Ela espera que esses esforços se reflitam na melhoria dos parâmetros da instituição junto ao iESGo.
Para a reitora, é fundamental que as atividades de gestão sejam orientadas pelos índices que a universidade deseja alcançar, e que o relatório de gestão deste ano já demonstre avanços nesse sentido. Ela também informou que solicitou ao TCU a realização de cursos de capacitação para os agentes envolvidos e propôs a elaboração de um plano de capacitação específico para atender às necessidades do iESGo.
Após essa primeira reunião os próximos passos serão a consolidação dos grupos de trabalho por eixo avaliado, realização de reuniões por eixo para alinhamento, reuniões com as respectivas equipes (GT´s) para sensibilização, levantamento das informações e monitoramento, e por fim, a consolidação das informações e resposta do IESGO. Uma próxima reunião será marcada para incluir mais participantes dos grupos de trabalhos e possibilitar a publicação de portaria oficializando os GT´s.
Estiveram presentes a Reitora Terezinha Domiciano, a Chefe de Gabinete Maria José de Figueiredo,o Pró-Reitor de Planejamento e Desenvolvimento, Anielson Barbosa; a Superintendente de Orçamento e Finanças, Quezia Alves; o Coordenador de Administração da PRA, Gustavo Rocha; a Coordenadora da Comissão de Conformidade da UFPB, Germana Cavalcanti; o Coordenador de Orçamento (Codeor) Fernando Antônio Bezerra da Costa Júnior, a Coordenadora da Comissão de Gestão Ambiental Elisângela Maria Rodrigues Rocha, e Cláudia de Oliveira Cunha, também da CGA.