Você está aqui: Página Inicial > Contents > Páginas > CTDR > Apresentação > Histórico

Histórico

por danielrocha publicado 27/06/2016 09h16, última modificação 27/07/2016 21h15

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) é uma instituição pública de ensino superior vinculada ao Ministério da Educação e Cultura ( MEC ). A sua criação data de 1955, como Universidade da Paraíba, através da Lei estadual no 1.366, de 02/12/1955. Nessa sua primeira fase, foi formada pela junção de algumas escolas superiores isoladas. Posteriormente foi federalizada pela Lei no 3.835, de 13/12/1960. A UFPB tornou-se uma das maiores e academicamente mais relevantes universidades do Nordeste e Norte do Brasil.

No dia 29/06/2009, o CONSELHO UNIVERSITÁRIO – CONSUNI, sob a Presidência do Professor Rômulo Soares Polari – Reitor da UFPB – criou o Centro de Tecnologia e Desenvolvimento Regional (CTDR) através da Resolução no 04/2009. O novo centro de ensino está sendo construído pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) no bairro de Mangabeira (Estrada da Penha), em João Pessoa, com recursos liberados através do Programa de Apoio ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni).

O CTDR começou a funcionar em 2010, contava com três departamentos que ofereciam três cursos de graduação: Departamento de Tecnologia em produção de Origem Animal, posteriormente sendo renomeado de Departamento de Tecnologia de Alimentos; Departamento de Tecnologia Sucroalcooleira; e Departamento de Tecnologia e Gestão.
Em 2013, recebeu o Departamento de hotelaria e Gastronomia transferido do Campus IV (Mamanguape/Rio Tinto).


Hoje, o CTDR oferece quatro cursos presenciais (Tecnologia de Alimentos, Tecnologia da Produção Sucroalcooleira, Tecnologia em Gestão Pública e Gastronomia) e um à distância (Administração Pública)

No CTDR a ciência é ministrada de forma mais prazerosa, pois os alunos dispõem do que há de mais avançado, contando inclusive com modernos laboratórios.

Clique aqui para ver o projeto REUNI referente ao CTDR