Você está aqui: Página Inicial > Contents > Páginas > Menu > Apresentação

Apresentação

por danielrocha publicado 05/07/2016 11h35, última modificação 26/11/2016 19h08

Texto de autoria de: Paiva, Maria José R. 


A Biblioteca Setorial (BS) do Centro de Tecnologia e Desenvolvimento Regional (CTDR)  (BS/CTDR) faz parte do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal da Paraíba (SISTEMOTECA/UFPB), que tem como principais atividades:

  • Selecionar material documental que interesse ao ensino, à pesquisa e à extensão;
  • Efetuar a aposição dos registros de livros doados que permitam assegurar o controle e a avaliação do material documental;
  • Tratar o material documental de acordo com os processos técnicos adotados pelo SISTEMOTECA;
  • Fazer circular, para fins de disseminação de informações junto ao usuário, as coleções bibliográficas e audiovisuais, quando houver;
  • Oferecer serviços de documentação e informação para apoio aos programas de ensino de graduação, pós-graduação, pesquisa e extensão.


A equipe profissional da BS/CTDR contribui para a prática da Missão, da Visão e dos Valores descritos a seguir:

Missão: Orientar e facilitar o acesso à informação, contribuindo para a geração de conhecimento, objetivando o desenvolvimento precípuo das atividades de ensino, pesquisa e extensão da comunidade da UFPB.

Visão: Ser reconhecida como biblioteca referência em atendimento de excelência e fornecimento de informações sobre o acesso e uso do acervo do Sistemoteca e dos recursos informacionais oferecidos pala UFPB à comunidade que a frequenta ou dela faz parte.

Valores: Acesso democrático à informação; Ética; Respeito integral ao usuário; Qualidade; Solidariedade.

 

****

Breve histórico:

A Biblioteca do CTDR iniciou suas atividades em 23/02/2012 nas dependências da Biblioteca Central da UFPB, numa sala vizinha ao Setor de Periódicos, no horário das 14h às 20h (tentando atender primordialmente aos estudantes dos cursos do CTDR, turnos tarde e noite, Tecnologia em Gestão Pública, Tecnologia de Alimentos e Tecnologia em Produção Sucroalcooleira).

No dia 20/09/2013 suspendeu o atendimento e iniciou o recolhimento do material para a efetiva ocupação do prédio construído no Centro de Tecnologia e Desenvolvimento Regional (CTDR), no Bairro de Mangabeira.

As atividades da biblioteca, no prédio do CTDR, tiveram início no dia 14/10/2013.

Funcionou primordialmente das 14 h às 19 h 40 min até o dia 22/04/2016 (contando apenas com uma bibliotecária, Maria José Paiva, e com os competentes serviços de Kelly Barros (técnica em arquivo), Cirlene Dantas (terceirizada) e Luana Bispo (auxiliar de biblioteca)).

No dia 25/04/2016 recebeu o reforço de seis estudantes de Biblioteconomia, estagiários pioneiros! (Adeline Anjos, Denise Cerejo, Eliane Nascimento, Janine Leandro, Kilson Arcanjo e Thiago Silva), quando então a BS/CTDR passou a funcionar das 8 h às 21 h 30 min.

No dia 04/08/2016 a equipe da BS/CTDR recebeu mais um membro: Márcio Mendonça (assistente em administração)!